Oito seleções da Oceania competirão na próxima semana com o objetivo de se classificar para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA 2020, que será na Lituânia. A New Caledônia sediará a Copa das Nações de Futsal da OFC. O campeão estará classificado para o Mundial da FIFA.

Getty Images

Ilhas Salomão têm se destacado nos últimos anos na Oceanina. Foto: Getty Images

A confederação local trabalha em programas de desenvolvimento amplos em toda a região nos últimos anos. Os resultados já são vistos com as estreias no torneio para as seleções de Samoa e Tonga. A OFC acredita que o torneio terá uma concorrência significativamente maior. “Foi muito encorajador ver o compromisso que as AGs [Associações Membro] assumiram com os preparativos das equipes para este importante torneio”, disse Paul Toohey, Oficial de Desenvolvimento de Futsal da OFC.  “Esta Copa das Nações será um torneio muito disputado e difícil. Teremos um campeão digno do triunfo”, completou.

As Ilhas Salomão aparecem como favoritos por conta do histórico de vitórias nos últimos anos. Por outro lado, no topo da lista de candidatos que tentam acabar com a hegemonia das Ilhas Salomão, está a Nova Zelândia. Depois de terminar como vice-campeão em duas ocasiões anteriores, eles buscam se classificar para sua primeira Copa do Mundo de Futsal. A Nova Zelândia investiu mais em estrutura de treinamento e profissionalizou a seleção de futsal.

A Nova Zelândia acredita que agora tem uma mistura de juventude e experiência em seu elenco. “Gostaria de dizer que é o time mais forte que já conseguimos fazer e também houve muito mais entrega nesse grupo de jogadores do que nos anos anteriores”, disse o técnico da Nova Zelândia, Marvin Eakins.

OFC – Copa das Nações
28 de outubro – 2 de novembro – Noumea, New Caledonia
Grupo A: Nova Zelândia, New Caledonia, Vanuatu e Samoa.
Grupo B: Ilhas Salomão, Fiji, Taiti e Tonga.