31.08_atlantico_kairat_1Começa nesta segunda-feira a 16ª edição da Copa Intercontinental de Futsal, o Mundial Interclubes da modalidade. Campeão da Libertadores do ano passado, o Atântico Erechim será o anfitrião da competição e único representante brasileiro no torneio. Além do clube gaúcho, disputam o Intercontinental 2015: o Futsal Club Toronto (Canadá), representante da Concacaf; o Kairat Almaty (Cazaquistão), campeão da UEFA Champion 2014; o Misr Lelmakkasa (Egito), representante da África; e o Al Dhafra Club (Emirados Árabes Unidos), representante da Ásia.

As cinco equipes se enfrentam em turno único de cinco rodadas, com um time folgando a cada dia. Os dois primeiros colocados na primeira fase fazem a final no sábado, dia 5. O terceiro e o quarto lugares disputam o bronze. A rodada de abertura desta segunda-feira terá Al Dhafra Club x Misr Lelmakkasa, às 19h, e Atlântico Erechim x Kairat Almaty, às 20h30. Favorito ao título, o time do Cazaquistão é o atual campeão intercontinental, tendo derrotado o Dínamo de Moscou, da Rússia, na final do Mundial Interclubes do ano passado.

– Nossa estreia será diante de um adversário altamente qualificado, que possui uma equipe muito rápida e há tempo vem atuando junto. Procuramos estudar o adversário, mas também não podemos focar apenas na estreia. Não podemos desconsiderar os demais times. Há outras equipes, que se reforçaram, que também possuem jogadores de qualidade – afirmou o técnico Paulo Mussalem.

Um dos treinadores mais experientes em atividade no futsal brasileiro, Mussalem tem no currículo um título da Copa Intercontinental. Foi em 2004, quando o carioca de 68 anos dirigia o Carlos Barbosa, arquirrival do Atlântico.

O Brasil tem seis títulos da Copa Intercontinental de Futsal contra seis da Espanha. Dentre os clubes brasileiros, o Carlos Barbosa é o que mais venceu o torneio, tendo sido campeão em 2001, 2004 e 2012, última vez que um time do Brasil faturou a competição.

Treinado pelo brasileiro Cacau, o Kairat conta em seu elenco com diversos atletas nascidos no Brasil. Destaque para o goleiro Léo Higuita, relevado pelo Vasco, e para o pivô Jé, ex-Orlândia e campeão mundial com a seleção brasileira em 2012. Ex-jogador do Kairat, Café, reforço do Atlântico para a competição, dá a dica para superar a equipe cazaque:

– Temos que estar concentrados ao máximo, cabeça voltada no jogo e tentar errar o mínimo possível, pois os detalhes definem o placar – afirmou o ala. – Sabemos que o Kairat é o time mais conhecido, mas as outras equipes também foram se reforçar, não podemos esperar facilidades em nenhum jogo, todos serão extremamente difíceis – completou.

Notícia: GloboEsporte.com
Imagens: Divulgação/ Kairat Almaty/ Prime Com