Em live com Falcão em uma rede social, Ronaldo Fenômeno contou detalhes importantes da sua formação como jogador de futsal e que fizeram diferença ao longo carreira. A ideia de Ronaldo é implementar o futsal como requisito básico no treinamento de jovens jogadores do Real Valladolid, com o projeto sendo desenvolvido por Falcão.

Clique AQUI e relembre o gol do Ronaldo contra a Turquia. –

Conversando com o maior nome da história do futsal, o Fenômeno disse que as noções do esporte foram determinantes para o seu desenvolvimento no campo e que o gol de bico marcado contra a Turquia, na semifinal da Copa do Mundo de 2002, foi um recurso adquirido durante o início da carreira, quando ainda jogava futsal no Rio de Janeiro.

Foto FIFA

O famoso gol de bico de Ronaldo contra a Turquia tem origem no futsal. Foto: Foto FIFA

Cercado por quatro jogadores da Turquia, Ronaldo encontrou espaço para invadir a área pelo lado esquerdo e chutar de bico para dar a vitória ao Brasil.

– Comecei jogando futsal e sou louco por futsal. Comecei jogando em um time pequeno perto da minha casa, passei por outros dois times antes do futebol. Quando estava em um dos clubes, comecei a treinar no São Cristóvão, e percebi que levava vantagem porque estava acostumado a lidar com espaço reduzido e ter a bola no pé, buscando soluções dentro do campo em espaço reduzido. Dentro da área, o atacante tem um espaço muito pequeno para se mexer. O futsal me deu um raciocínio grande em termos de raciocínio rápido, velocidade, habilidade e controle de bola – disse Ronaldo, que falou sobre o importante papel do futsal em um dos lances mais icônicos da carreira:

“O gol de bico na semifinal de 2002, contra a Turquia, é um recurso claro de futsal. Normalmente chutaria de chapa, mas com dor acabei chutando de bico. Era um recurso que dominava, hoje em dia não domino mais nada”, explica Ronaldo.

Dono do Valladolid, Ronaldo revelou os planos de melhorar a estrutura do time espanhol e de melhorar a formação dos jogadores. Por isso, irá receber Falcão após a pandemia para discutir um projeto de implementar o futsal nas categorias de base e nos treinos da equipe.

– É um projeto que virou prioritário. Encontrei um clube muito tradicional e uma infraestrutura muito limitada. Temos dois campos de treinamento, um estádio, mas não temos um centro de treinamento específico. A prioridade para o meu projeto é o centro de treinamento, com 12 campo de futebol oficiais, um ginásio para futsal e duas quadras para futsal e basquete. O basquete e o futsal na Espanha são muito tradicionais. Acredito muito no formato da criança começar no futsal visando e gradualmente passando para o campo. A gente já faz um treinamento bem específico e pensando nisso, com espaços reduzidos. Acho que é fundamental para criança passar no futsal – disse Ronaldo.

“Talvez o futsal tenha me ensinado muito mais que os anos seguintes no campo. Já cheguei com uma base muito forte do futsal para o campo”, revelou Ronaldo.

Durante a live, Ronaldo comentou sobre os mais de 60 dias de isolamento na Espanha. Após um mês em Madri, o ex-jogador agora passa a quarentena ao lado dos filhos em Valladolid.

– Fiquei o primeiro mês da quarentena em Madri, onde vivo. Agora neste segundo mês estou em Valladolid. Consegui pegar minhas filhas que estavam em Málaga e agora estamos aqui – revelou o Fenômeno.

Confira AQUI o bate papo entre os dois fenômenos.