Dezenas e mais dezenas de equipes de futsal estão no período de pré-temporada. Torneios já foram realizados, inúmeros jogos amistosos a exemplo de reuniões técnicas visando algumas competições regionais, estaduais e nacionais. Diante do avanço da pandemia do coronavírus, o cenário mundial mudou de forma radical. A modalidade futsal, a exemplo de muitas outras, também está no período de suspensão das atividades. Não é diferente no Rio Grande do Sul onde são vários os clubes que já suspenderam as atividades desde as categorias de base até o adulto.

Ontem foi dia em que a Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) emitiu uma nota dando conta da suspensão das atividades em todas as categorias. O retorno está previsto para o dia 6 de abril e a prorrogação deste prazo não está descartada, seguindo as recomendações dos órgãos competentes de saúde.

Na Assoeva/Unisc/ALM os treinamentos diários ao menos até ontem foram de forma intensiva. A direção do clube, diante dos inúmeros alertas e pedidos de precaução, irá se pronunciar hoje quanto a continuidade das atividades ou não. O amistoso que estava agendado para ontem à noite, contra o representante de Lagoa Vermelha, foi transferido no início da semana. “Diante do alerta em geral, aumenta a preocupação de todos. Para nós jogadores não é diferente. Treinamos focados para alcançar o ápice da nossa preparação física mas em cada roda de conversa não se fala outra coisa quanto ao avanço do Covid-19. Momento agora é de unir forças e tentar driblar essa situação. Com isso as competições também ficam bastante indefinidas e ninguém sabe ao certo o que será do futuro”, destaca o ala Vini Scola.

Com o alerta geral do coronavírus, a tendência é de uma prorrogação ainda maior em relação ao começo da Liga Futsal. Isso certamente irá acarretar na falta de datas no calendário e consequentemente o acúmulo de jogos futuros com a realização da Taça Brasil, Copa do Brasil e mais o Estadual. Tudo vai depender de quando toda essa situação irá se normalizar. No começo do ano se projetava um calendário bastante favorável mas a tendência de um ‘aperto’ mais adiante não está descartado.

Roni Muller

Assoeva irá se pronunciar hoje quanto a continuidade ou paralisação dos treinamentos. Foto: Roni Muller

A Liga Futsal, principal competição do salonismo nacional, de forma preventiva, adiou a realização das duas primeiras rodadas. A Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) também suspendeu a realização da Supercopa que estava marcada para esta semana, no ginásio do Atlântico, em Erechim.

A Liga Gaúcha de Futsal ao menos tem encaminhada as competições através das categorias de base, o que já não acontece com a Federação Gaúcha de Futsal (FGFS) que nos últimos dias transferiu a reunião técnica para a categoria adulta.

No momento a preocupação maior é com a saúde e bem-estar de todos.