Diogo Pinto FPF

Erick garante foco total nas partidas fora de casa. Foto: Diogo Pinto FPF

A Seleção Nacional de futsal de Portugal concentrou-se no domingo e esta segunda-feira cumpre o primeiro dia de trabalhos tendo em vista os dois jogos de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022, diante da República Tcheca, agendados para os dias 6 e 9 de março, na Atlas Arena, em Lodz, na Polónia.

A Equipa das Quinas encara estes dois jogos com o objetivo de somar seis pontos e dar assim passos decisivos rumo a mais um Europeu, de forma a poder defender o título alcançado em 2018, na Eslovénia.

“Os objetivos da Seleção são os mesmos de sempre. Ganhar, ganhar bem, com coesão e um espírito de equipa bom. Neste caso queremos os seis pontos contra a República Checa.”

Portugal vai jogar as duas partidas na Atlas Arena, em Lodz, a 6 e a 9 de março, quando estavam inicialmente agendadas para os dias 5 e 10, em Porto Salvo e em Praga, respetivamente. Esse facto não é encarado como uma desvantagem pelo universal.

“O que à partida poderia ser encarado como uma desvantagem, afinal vamos jogar num campo que também já conhecemos. Diante da República Tcheca isso é uma vantagem, pois não vamos jogar lá num campo que ainda não conhecemos. Obviamente que não jogarmos em casa pode ser diferente, pela condicionante de termos de viajar, mas eu acho que é sempre preferível olhar para o outro lado da moeda e acho que nos pode trazer algumas vantagens e vamos ter de saber lidar com elas.” Erick não quer olhar as contas do Grupo 8, preferindo apenas e só apontar ao triunfo nestes dois jogos.

“Obviamente que se nós fizermos algumas contas, podemos sempre passar sem ganhar os dois jogos, mas sé isso que nós queremos e se é isso nós vamos fazer? Obviamente que não. Se nós precisamos de garantir a vitória para passar tranquilamente e porque temos uma Seleção capaz para isso, então nós vamos procurar o que nos interessa que é só a vitória:”

O internacional luso diz sentir a equipe “bem” e que cada vez mais entrosada. “Obviamente se o espírito de equipa estiver bem e estivermos interligados, torna-se tudo muito mais fácil dentro de campo”, registou.

Erick estreou-se ao na Seleção A após o Euro-2018, em 3 de abril de 2018 diante da Sérvia, e desde então tem marcado presença regular nas escolhas de Jorge Braz, somando já 19 jogos na equipa principal. Em 1 de abril de 2018, quando da concentração para os jogos com a Sérvia, o fpf.pt falou com o universal que dava conta de que não queria que essa chamada fosse apenas “um feito episódico”.

“Costumo dizer que ninguém tem um espaço garantido aqui, porque todos são atletas muito capacitados – mesmo os que não vêm e poderiam aqui”.