Na infinita diferença que existe entre uma equipe e outra, sem ter de se espremer como quer quando os desafios se apresentam mais perto da sua dimensão, a Espanha resolveu o jogo em um minuto e 13 segundos, com o 0-1 de Mellado a sair de alcance do goleiro Sangines, o melhor desde então na Suíça. Em seguida, seu substituto, Aranya, assumiu para o segundo tempo.

Isso desencadeou a vitória do time espanhol, tão previsível e suave, como esperado, acomodado pelo 0-2 de Sergio González aos 11 minutos e aumentou no intervalo para 0-4. O 0-3 foi marcado por Eric Pérez (13 minutos) e o 0-4 foi marcado por Raúl Gómez (19 minutos). No intervalo, a Suíça havia chutado apenas duas vezes ao gol.

Tudo se resolveu, com o segundo tempo ainda pela frente, com a certeza irrefutável da vitória da Espanha e com a única dúvida de qual seria a distância final no placar, que chegou a 0-8, com gols de Fernando -dois-, Mellado e Eric Pérez, além de um pênalti errado por Ortiz, cujo chute acertou na trave.

Na segunda-feira, mais uma vez, a Espanha jogará contra a Suíça para concluir a fase de grupos que até agora só tem quatro seleções entre as 32 divididas em oito grupos de quatro, rumo a Euro 2022: Rússia, Croácia, Bósnia Herzegovina e Cazaquistão. Nem Portugal, atual campeão e ainda não classificado, nem Itália, nem Azerbaijão.

RFEF

Espanha goleia a Suíça por 8 a 0. Foto: RFEF

Ficha técnica

0 – Suíça: Sangines, Spiegel, Marcoyannakis, Gössi, Florin – cinco primeiros -; Reinert, Moll, De Freitas, Silverio, Barreira, Moreira, Buckson, Uebelhart e Aranya (ps).

8 – Espanha: Carlos Barrón, Sergio González, Mellado, Raúl Campos, Fernando – cinco partidas -; Ortiz, Adri, Chino, Eric Pérez, Alberto García, Raúl Gómez, Solano, Bebe e Chemi (ps).

Gols: 0-1, m. 2: lascado. 0-2, m. 11: Sergio González. 0-3, m. 13: Eric Pérez. 0-4, m. 19: Raúl Gómez. 0-5, m. 30: Fernando. 0-6, m. 32: Amassado. 0-7, m. 36: Eric Pérez. 0-8, m. 40: Fernando.