LNFS

Espanha classificada para a Euro na Holanda. Foto: LNFS

A seleção espanhola certificou sua qualificação para a Eurocopa do próximo ano após vencer a Letônia (1-12) em uma partida que confirmou a superioridade do heptacampeão continental. A equipe de Fede Vidal soma 12 pontos em quatro rodadas, todas possíveis, enquanto a Eslovênia, segunda colocada, está três pontos atrás da liderança com um jogo a menos. Como os eslovenos perderam a “média de golos” para a Espanha, a seleção nacional pode agora comemorar sua presença no Campeonato Europeu que será disputado na Holanda no próximo ano.

Em apenas um minuto e 38 segundos de jogo, a vitória da seleção espanhola na Letônia já era incontestável, com um 0-3 assim que a partida começou que então se ampliou até o final de 1-12 para completar sua qualificação para o Euro 2022 com cheio de triunfos e com duas rodadas de antecedência.

A Espanha ainda tem que fazer o duelo duplo contra a Suíça, última do quarteto, em abril próximo, embora já seja um confronto a cumprir tabela.

Aos 49 segundos, Cecílio fez o 0-1, passado por Carlos Ortiz; Em 56, o jogador do Inter também fez 0-2, assistido por Raúl Campos; e no minuto e 38 segundos Carlos Ortiz elevou a receita para 0-3 para devorar seu adversário sem nuances, tão dominado por tal encenação que seu treinador pediu um tempo limite imediato.

A vitória já estava feita, faltando 38 minutos e 22 segundos, cuja única dúvida era quantos gols a Espanha conseguiria marcar. Ao intervalo, o resultado já destacava a diferença abismal entre os dois, com um 1-8: 0-4 era Cecílio; 0-5 de Borja e 0-6 e 0-7 de Bebe -assistido por Marc Tolrà- nos dias 15 e 17, reduzido pelos alemães Matjusenko com 1-7 já perto do intervalo, embora ainda houvesse tempo para o 1-8 marcado por Raúl Gómez.

Quase metade de seus chutes entre as três traves foram gols nos primeiros 20 minutos; 8 dos 20 arremates, além de duas postagens, da Espanha, que aumentou sua vitória no segundo período, com 1-9 (m. 25) de Solano, 1-10 (m. 30) de Raúl Campos, 1-11 de Solano (m. 36) e 1-12 de Pola (m. 38).

Ficha técnica:

1 – Letônia: Bondars, Matjusenko, Ikstens, Baklanovs, Tarakanovs – cinco primeiros -; Pastares, Zabarovskis, Kulesovs, Mat. Babris, Mik. Babris, Kolesnikovs, Rimkus, Putans e Nerets (ps).

12 – Espanha: Jesús Herrero, Ortiz, Cecilio, Borja, Raúl Campos – cinco partidas -; Chino, Solano, Bebe, Tolrà, Sergio González, Raúl Gómez, Eric e Pola.

Árbitros: Petar Radojcic e Nikola Rabrrenovic (Sérvia).