O ano de 1999 jamais sairá da cabeça do torcedor do Atlético-MG. Campeão da Liga Nacional de Futsal em 1997 e da Copa Intercontinental em 1998, o Galo reforçou a sua constelação de craques, o que culminou na conquista do bi da LNF, com direito à inédita parceria entre o já consagrado Manoel Tobias e o craque emergente Falcão. Neste sábado, às 11h, o SporTV reprisará a final da LNF 1999 entre Atlético-MG e Rio Miécimo, jogo com 25.712 presentes no Mineirinho, recorde de público que durou até 2014. A partida, vencida pelo alvinegro por 5 a 4, é o oitavo episódio do Especial SporTV Futsal.

Manoel Tobias fala sobre a final da Liga Futsal de 1999. Clique AQUI. –

Divulgação

Manoel Tobias no Atlético-MG em 1999. Foto: Divulgação

– O Atlético-MG tinha um time fora da curva. Foi a única vez em que eu e Manoel Tobias jogamos juntos por clubes. Tinha também Lenísio, Rogério, Índio, Saad e Cacau… Era um dos melhores times da história. Para mim, aquele título foi muito especial, porque foi uma afirmação, o meu primeiro título de Liga Nacional, fazendo três gols na final – destacou Falcão, que tinha 22 anos na ocasião.
Manoel Tobias endossou o coro do colega. Para o camisa 5, além do forte elenco, o Galo contava com o ótimo comando do técnico Miltinho, falecido em 2019.

– Tive o privilégio de participar de alguns grupos consagrados, mas, sem dúvida, o Atlético-MG daquele ano foi espetacular. Nós tínhamos identidade própria, um jogo de intensidade tanto para atacar como para defender. E éramos cobrados bastante por isso pelo mestre Miltinho. A gente buscava a nossa vida a cada jogada e isso foi o nosso diferencial – disse o camisa 5.
De fato, o Atlético-MG de 1999 impressionou pelos números. Ao longo da LNF 1999, a equipe atleticana fez 34 jogos, com 24 vitórias, sete empates e três derrotas, com incríveis 180 gols marcados. Além de Manoel Tobias e Falcão, outros destaques eram o fixo Índio, os alas Cacau, Éverton e Piu; os goleiros Rogério e Cidão e os pivôs Lenísio e Rabicó (em memória).

Reprodução

Lenísio, Manoel Tobias e Falcão posam para foto em reportagem antes da final. Foto: Reprodução

Apesar do elenco estrelado, a final contra o Rio Miécimo teve bastante emoção. Comandado pelo técnico Ricardo Lucena (que seria campeão da LNF em 2000 pelo Vasco), o time carioca tinha como destaque o pivô Vander Carioca, campeão e artilheiro da LNF 1997 pelo próprio Galo.

Na primeira partida da decisão, no Rio, o Atlético-MG venceu por 5 a 3, ficando a um empate do título. Na volta, porém, um eletrizante 5 a 4 para os alvinegros no Mineirinho com direito a três gols de Falcão, além de Manoel Tobias e Índio completando o placar para os donos da casa – Vander Carioca (dois), Jovita e Daniel balançaram a rede para os visitantes.

Falcão fala sobre o título do Atlético-MG na LNF 1999. Clique AQUI. –

– O jogo da volta foi especial. O sentimento da massa atleticana era quebrar o recorde mundial de público no futsal. Quando chegamos ao Mineirinho, vimos que tinha um clima diferente e nunca esqueço disso. Sabíamos que não poderíamos perder essa decisão com essa massa toda nos apoiando. Fizemos a nossa parte em quadra, e eu me sinto um privilegiado por ter vivido isso – finalizou Manoel Tobias.