Uma rivalidade que transcende o futsal. Separadas por 62 km, as cidades catarinenses de Jaraguá do Sul e Joinville são vizinhas que travam histórica rixa cultural e econômica desde os tempos mais remotos. O que dirá de uma final de Liga Nacional de Futsal entre os principais clubes dos dois municípios? O épico encontro aconteceu em 2007, quando Jaraguá e Joinville decidiram a competição. Comandado pelo craque Falcão, o time do técnico Fernando Ferretti sacramentou a conquista do bi com duas vitórias sobre o arquirrival.

Divulgação

Falcão brilhou com a camisa do Jaraguá. Foto: Divulgação

Neste sábado, às 11h, o SporTV reexibe o Jaraguá 5 x 3 Joinville do dia 30 de setembro de 2007. A partida será o 10° episódio da série Especial SporTV Futsal.

– Tenho uma história em Jaraguá do Sul, que é uma cidade vizinha de Joinville. A rivalidade lá existe desde sempre e com o futsal ela ficou absurda. Por meu histórico ser 100% positivo contra eles, essa rivalidade foi aumentando. Não posso nem ir ao shopping em Joinville. Lá é fora do comum – contou Falcão.

Campeão da LNF em 2005 e vice em 2006, o Jaraguá manteve a base dos anos anteriores, contando ainda com a chegada de reforços, dentre eles o pivô Lenísio e o fixo Ari. Revezando posição com o experiente Chico, o defensor acredita que a Arena Jaraguá – inaugurada naquele ano – foi um dos diferenciais para a conquista.

Divulgação

Time do Jaraguá, campeão da Liga Futsal 2007. Foto: Divulgação

– Foi um ano especial para mim. Cheguei ao Jaraguá junto do Lenísio e sabíamos da responsabilidade de chegar à final e ganhar. A gente queria muito jogar a final na Arena Jaraguá e ser campeão lá. Conquistamos o título com 10 mil pessoas um mais nos assistindo – comentou Ari, que seria campeão mundial com a seleção brasileira em 2008 e 2012. Fixo Ari fala sobre a conquista da Liga Nacional de Futsal 2007 pelo Jaraguá.

Com o status de time que mais investiu naquela temporada, o Jaraguá terminou a primeira fase na vice-liderança, atrás apenas da Ulbra/Suzano. Na segunda fase, com os times divididos em dois grupos de seis, Jaraguá e Joinville caíram na mesma chave, passando à semifinal nas respectivas primeira e segunda colocações.

Na semi, a equipe do craque Falcão perdeu o primeiro jogo para o Orlândia (5 a 3), mas devolveu a derrota na partida de volta (4 a 2), conseguindo a classificação com um triunfo por 4 a 1 nos pênaltis. Do outro lado, o Joinville despachou a favorita Ulbra/Suzano com uma vitória por 2 a 1 e um empate em 1 a 1. Goleiro Tiago relembra a conquista da Liga Nacional de Futsal 2007 pelo Jaraguá.

UOL

Falcão e Lenisio foram os destaques da Liga Futsal 2007. Foto: UOL

Atropelo nas finais

Na decisão, porém, só deu Jaraguá. Na partida de ida em Joinville, uma impiedosa goleada por 6 a 1 dos comandados de Fernando Ferretti. Restava o jogo da volta, quando o Jaraguá precisava apenas de um empate em casa para ficar com o bicampeonato. Chico fala sobre a conquista do Jaraguá na Liga Nacional de Futsal 2007.

Enganou-se quem achou que o Jaraguá iria jogar com o regulamento debaixo do braço. Com um minuto jogado, Willian abriu o placar para os donos da casa na Arena Jaraguá. No fim do primeiro tempo, Ari aproveitou contra-ataque e fez 2 a 0.

O Joinville não se entregou e diminuiu no início da segunda etapa, com Simi. Contudo, aos três minutos, Falcão deu assistência para Lenísio marcar 3 a 1. Jogando o seu tudo ou nada, o Joinville diminuiu aos 10 com Mithyuê. Só que Ari ampliou aos 13, deixando o Jaraguá muito perto da taça.

Com a arquibancada já em festa, Jean ampliou para 5 a 2. Ainda deu tempo para Frede descontar, mas nada que mudasse o panorama da partida. O clima de apoteose na Arena Jaraguá já estava garantido. E a zoação para cima dos vizinhos-rivais também.