Há oito anos, Intelli e Joinville protagonizavam uma das finais de Liga Nacional de Futsal mais emocionantes de todos os tempos. Vencedor da partida de ida (1 a 0) na casa do adversário, o time paulista foi para o intervalo do segundo jogo perdendo por 4 a 0. Em desvantagem, o técnico Cidão lançou Falcão, que se recuperava de lesão, na segunda etapa e não deu outra. Comandado pelo camisa 12, o Orlândia arrancou um heroico empate em 4 a 4, faturando o título.

Vinicius fala sobre a conquista da Liga Nacional de Futsal 2012 pela Intelli

Neste sábado, às 11h, o SporTV transmite uma reprise da partida disputada no dia 1° de outubro de 2012 na Arena Paraíso, em São Sebastião do Paraíso-MG. O jogo será o 13° episódio da série Especial SporTV Futsal.

– Me lembro muito bem daquele jogo. Estava voltando da Rússia depois de um tempo lesionado e fui presenteado com aquela final. Perdíamos por 4 a 0, quando reagimos e conseguimos o empate nos minutos finais. Tive a felicidade de marcar o gol do título, naquele jogo que foi o maior prêmio esportivo da minha carreira, que foi jogar com os meus pais e meus filhos na arquibancada – disse Vinícius.

Luciano Bergamashi

Jogadores da Intelli fazem a festa após o título da LNF 2012. Foto: Luciano Bergamashi

Falcão chega a Orlândia após desmanche do Santos

Com o fim da equipe do Santos ao término da temporada 2011, o Joinville correu atrás de boa parte do elenco dispensado pelo Alvinegro Praiano. Chegaram ao Tricolor no início de 2012 o técnico Fernando Ferretti, além de Neto, Ricardinho, Valdin e a revelação Thiago Carioca. Juntaram-se ao grupo o goleiro Tiago, o experiente pivô Vander Carioca, além dos remanescentes Leco e André.

A Intelli, por sua vez, tratou de contratar ninguém menos que Falcão. Além do camisa 12, outros ex-santistas que aportaram no interior paulista foram os pivôs Jé e Deives, que ganharam a companhia dos campeões mundiais Vinícius e Ciço ao longo da temporada.

Luciano Bergamaschi

Falcão brilhou com a camisa da Intelli. Foto: Luciano Bergamaschi

Com elencos recheados de craques, Intelli e Joinville passaram sem sustos pela primeira e segunda fases. Nas quartas de final, o time do técnico Cidão bateu o Suzano (vitórias por 4 a 3 e 6 a 5) antes de desbancar o Corinthians na semifinal (triunfos orlandinos por 2 a 1 e 3 a 2).

Do outro lado, o Joinville chegava à decisão após eliminar o Botafogo nas quartas com duas vitórias (2 a 0 e 4 a 2) e o poderoso Carlos Barbosa, com mais dois triunfos (4 a 2 e 4 a 1).

Jé fala sobre a conquista da Intelli na Liga Nacional de Futsal 2012

Deives relembra a conquista da Liga Nacional de Futsal 2012 pela Intelli

Final equilibrada e eletrizante

Como não poderia deixar de ser, Intelli e Joinville fizeram uma decisão extremamente equilibrada e decidida nos detalhes. Na primeira partida no Centreventos Cau Hansen, em Joinville, os visitantes se deram melhor e venceram por 1 a 0, gol do pivô reserva André. Com uma série de defesas salvadoras, o goleiro Guitta deixou a quadra como herói do jogo.

Mordido, o Joinville foi para cima do rival no segundo jogo. Mesmo atuando fora de casa, o Tricolor abriu o placar aos seis minutos com Ricardinho, completando passe de Neto em cobrança de falta ensaiada. Aos 11, Café foi lançado na frente e tocou por baixo de Guitta: 2 a 0.

Luciano Bergamaschi

Neto vibra com um dos gols do Joinville. Foto: Luciano Bergamaschi

No fim do primeiro tempo, Thiago Carioca avançou pela ala-esquerda e deixou Ricardinho livre para marcar o terceiro. Ainda deu tempo para Leco anotar o quarto gol dos visitantes a 54 segundos do intervalo, num momento em que a Intelli atuava com goleiro-linha.

Veio o segundo tempo, e o técnico Cidão lançou Falcão, que se recuperava de lesão. Logo a um minuto, o camisa 12 ajeitou para Jé, que encheu o pé para fazer o primeiro. O Joinville mal teve tempo de respirar. Aos dois, o mesmo Jé, de carrinho, marcou o seu segundo gol na partida, diminuindo para 4 a 2.

Embalado por sua vibrante torcida, a Intelli sentiu o momento favorável e continuou pressionando o adversário. Aos 15, Vinicius arrancou em velocidade e serviu Falcão, que não perdoou, deixando os donos da casa a um gol do empate que lhes daria o título.

Luciano Bergamaschi

Jé marcou dois gols na partida. Foto: Luciano Bergamaschi

A sorte parecia mesmo ter mudado de lado. Um minuto depois, o Joinville perdeu dois gols em seqüência, um com Leandrinho e outro com Leco. Aos sete, foi a vez de Vander Carioca carimbar a trave de Guitta, que acabou se safando de levar o quinto. Aos poucos, os times foram diminuindo o ritmo, aguardando o momento certo para o golpe final.

Faltando cinco minutos para o término, o técnico Cidão lançou Augusto como goleiro-linha. Aos 18, Tiago, por muito pouco, não marcou em chute de longe, após um erro do ataque orlandino. Quando o jogo parecia caminhar para a prorrogação, Falcão encontrou Vinicius livre e o camisa 77 mandou para o fundo do gol, para delírio da torcida.

Luciano Bergamaschi

Falcão e Vinicius se cumprimentam após o gol do título. Foto: Luciano Bergamaschi

O Joinville ainda arriscou tudo nos minutos restantes, com Neto atuando como goleiro-linha, mas a Intelli se segurou atrás, garantindo o primeiro do seus dois títulos de LNF.