Em 2015, o Carlos Barbosa fincou sua bandeira no topo do futsal brasileiro ao tornar-se o único clube pentacampeão da LNF. Empatado em títulos com o Jaraguá até então, a ACBF escreveu o seu nome na história ao superar o Orlândia na decisão, faturando a sua quinta estrela. O título veio com duas vitórias contundentes. Depois de bater o rival por 5 a 3 na primeira partida, o time do técnico Marquinhos Xavier atropelou os paulistas na volta, por 5 a 1, com direito a um golaço de bicicleta do pivô Pito.

Pito relembra o título da Liga Nacional de Futsal 2015 pelo Carlos Barbosa

O duelo disputado no dia 29 de novembro de 2015 no Centro de Eventos Sérgio Luiz Guerra é o tema do 16° episódio da série Especial SporTV Futsal. A partida será reexibida neste sábado, às 11h15, no Canal Campeão.

– Essa final ficou marcada para mim e para todos da ACBF de 2015. Antes de chegarmos ao ginásio, já tinha um monte de gente nos esperando. Tinham umas 6 ou 7 mil pessoas nos empurrando, num clima que não tem como explicar. Foi muito marcante e para mim teve um gostinho especial, porque fiz dois gols, um deles de bicicleta, o mais marcante da minha carreira – disse Pito.

Luca Erbes

Carlos Barbosa, campeão da LNF 2015. Foto: Luca Erbes

Uma campanha sólida

Com uma base formada por Gian Wolverine, Marlon, Kevin, Pito, Bruno, Zico, Grillo e Murilo, o Carlos Barbosa fez a segunda melhor campanha da primeira fase, ficando atrás justamente do Orlândia, campeão em 2012 e 2013 e vice em 2014.

Na segunda fase, os gaúchos passaram em primeiro no grupo B, que classificou também Corinthians, Sorocaba e Assoeva – Concórdia, Florianópolis e Umuarama foram eliminados. Nas quartas de final, vitórias tranquilas (4 a 1 e 4 a 2) sobre o São Paulo.

Na semi, os comandados de Marquinhos Xavier tiveram um grande desafio diante do Sorocaba, de Falcão. A classificação sobre os atuais campeões da LNF veio na prorrogação (triunfo da ACBF no tempo extra por 3 a 1), após uma derrota por 3 a 0 e uma vitória por 7 a 5.

Grillo relembra o título da Liga Nacional de Futsal 2015 pelo Carlos Barbosa

Bruno fala sobre o título da Liga Nacional de Futsal 2015 pelo Carlos Barbosa

Murilo relembra a conquista da Liga Nacional de Futsal 2015 pelo Carlos Barbosa

Atropelo na final

Na decisão, o Carlos Barbosa sobrou apesar da campanha semelhante das duas equipes. Na primeira partida, em Uberaba-MG, a ACBF fez 5 a 3, gols de Rafa (dois), Dener, Pito e Bruno. Douglas, Dieguinho e Guina descontaram.

Na volta, na Serra Gaúcha, a equipe laranja tratou de liquidar a fatura ao melhor estilo. Nos primeiros minutos de jogo, quem parecia precisar da vitória era o Carlos Barbosa, que finalizou com perigo três vezes, duas delas parando no goleiro Deivid.

Ricardo Artifon

Carlos Barbosa e Magnus travaram intensa batalha na semifinal. Foto: Ricardo Artifon

Na metade do primeiro tempo, a confusão se instalou dentro de quadra. O camisa 10 do Carlos Barbosa, Zico, deu uma cotovelada em Felipe e acabou expulso. O jogo ficou paralisado por três minutos e, na volta, o Orlândia pôde jogar com um a mais por dois minutos. Os visitantes tiveram uma chance de ouro, mas Kevin conseguiu salvar quando até o goleiro Gian Wolverine estava batido.

Quando o jogo parecia ter ficado morno, o goleiro Deivid tentou o chute do meio da quadra, Pito conseguiu o desarme e, sem goleiro, abriu o placar para os donos da casa. Dois minutos depois, Douglas deu um carrinho dentro da área e a bola tocou em seu braço. O árbitro marcou o pênalti. Carlos defendeu, mas o árbitro anulou o lance pois o goleiro do Orlândia se adiantou. Na repetição, Murilo bateu no canto e ampliou.

Márcio Damião

ACBF atropelou o Orlândia na final. Foto: Márcio Damião

No segundo tempo, Pito anotou um golaço aos três minutos, sepultando de uma vez por todas as chances do time paulista. O camisa 18 recebeu na entrada da área, matou no peito e, de bicicleta, ampliou para os anfitriões. O quarto gol e o quinto gols, com Grillo e Bruno, não demoraram a sair: 5 a 0.

Quando a torcida da ACBF já comemorava o título, Dieguinho diminuiu para o Orlândia, que teve de amargar o segundo vice-campeonato seguido.