Em paralelo a Liga Nacional de Futsal, maior competição de futsal do mundo, as equipes da LNF disputam os campeonatos estaduais. O final de semana será agitado com jogos no Campeonato Catarinense, Paranaense, Gaúcho e Paulista.

No Paraná, a liderança pertence ao Pato Futsal, atual campeão da LNF. O time comandado pelo treinador Sergio Lacerda soma 50 pontos na competição, seguido por Campo Mourão, que tem 48, e três jogos a mais em relação ao time de Pato Branco (PR). A tabela de classificação ainda aponta na sequência outras quatro equipes da LNF 2019: Copagril (45), Cascavel (44), Marreco (40) e Foz Cataratas (40). Umuarama (37) e Dois Vizinhos (33) completam a lista das oito equipes que estariam classificadas aos playoffs do Paranaense. Toledo, Ampére, São José dos Pinhas, Palmas, Matelândia e São Lucas estão fora da zona de classificação.

Mauricio Moreira

Pato, do ala Chimba, lidera o Campeonato Paranaense de Futsal. Foto: Mauricio Moreira

No final de semana, o Pato enfrenta o Matelândia, já o Marreco recebe o Palmas e o Cascavel encara o Foz Cataratas. O Cascavel é o líder da LNF 2019 e busca subir na tabela de classificação do estadual.

Já no Campeonato Catarinense de Futsal, durante a semana, o Jaraguá venceu o Concórdia, por 3 a 1, enquanto o Joinville passou pelo São Lourenço, pelo placar de 5 a 2. A liderança do catarinense pertence ao Joaçaba, que tem 23 pontos, seguido pelo Jaraguá, com 19. Na sequência aparecem São Francisco (18), Joinville (18), Tubarão (15), Blumenau (14), São Lourenço (6) e Concórdia (1).

Mayelle Hall

Joaçaba é o líder do Campeonato Catarinense de Futsal. Foto: Mayelle Hall

A Liga Gaúcha contou com o retorno do Passo Fundo Futsal. Após grave acidente que atingiu a equipe em julho, o time se reergueu através de parceiros e está de volta a competição mais tradicional do Rio Grande do Sul. O Passo Fundo venceu o Atlântico na última rodada, por 2 a 0.

A liderança do estadual no Rio Grande do Sul pertence ao Guarany, que tem 24 pontos, seguido pelo Atlântico, com 23. Na terceira posição está o PFF, com 16, seguido pela SASE, com 15. A ACBF, de Carlos Barbosa, ocupa a quinta posição no estadual, com 14 pontos.

Roni Muller

Campeonato Gaúcho conta com a liderança da Assoeva. Foto: Roni Muller

Já Assoeva, outro clube gaúcho na LNF 2019, disputa o Campeonato Gaúcho de Futsal. A equipe lidera a competição, com 40 pontos.

Já a Liga Paulista conta com quatro integrantes da Liga Nacional de Futsal: Magnus, Intelli, São José e Corinthians. A competição conta com a participação de 18 equipes, divididas em dois grupos com 9 equipes cada.

Em São Paulo, também existe o Campeonato Paulista. Magnus e Corinthians estão na grande decisão, que será realizada neste segundo semestre.

Guilherme Mansueto

Corinthians e Magnus farão a final do Campeonato Paulista. Foto: Guilherme Mansueto

No início do ano, o campeão da Liga Paulista 2018 e o campeão do Campeonato Paulista 2018 se enfrentaram pela vaga na Taça Brasil de Clubes 2019. O Corinthians ficou com a vaga.