Concacaf

Americanos estão classificados para a Copa do Mundo. Foto: Concacaf

O 2021 Concacaf Futsal Championship está a todo vapor na Cidade da Guatemala, Guatemala. Todos os jogos da sétima edição desta competição são disputados no Domo Polideportivo. Atualmente, os times lutam por uma vaga nas semifinais, o que equivale a um dos quatro cobiçados ingressos da Copa do Mundo para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021

Os EUA, que já haviam vencido o Concacaf Futsal Championship em 1996 e 2004, se tornaram os primeiros semifinalistas e agora podem esperar pela primeira vez em uma Copa do Mundo desde 2008. Os EUA agora enfrentarão o vencedor entre os anfitriões Guatemala e El Salvador em seu próximo jogo. Os EUA já enfrentaram El Salvador em sua partida de abertura do torneio, empatando em 1 a 1 com os centro-americanos.

EUA 2-0 República Dominicana

Gols: Raphael Araujo e Tomas Pondeca

Raphael Araujo, o primeiro artilheiro dos EUA, falou com a mídia após a partida sobre a chave para o sucesso da campanha de qualificação do time e a importância do resultado para o futsal nos EUA.

“Sabíamos que tínhamos que jogar muito na defesa, então, para sair, conseguir essa vitória com um início foi muito importante para nós. A energia de cada pessoa era tremenda. Comemoramos cada ataque. Hoje a chave para vencer e se classificar para a Copa do Mundo era jogar na defesa, na defesa dura.

“Fizemos história. Sabíamos que chegar com a pandemia acontecendo nos impedia de treinar e ficar juntos, então chegamos aqui sem muita química de equipe, mas cada jogo que continuamos construindo e acreditamos que agora a qualificação para uma Copa do Mundo vai mudar as coisas completamente nos E.U.A. O futsal vai crescer muito e estamos muito felizes por termos conseguido fazer isso acontecer. ” O técnico dos EUA, Dusan Jakica, concordou com Araujo em sua análise pós-jogo.

“Parabéns a todos os meus jogadores e equipe. Todos eles fizeram um ótimo trabalho. Sabíamos onde a República Dominicana seria perigosa. Eles têm vários jogadores que atuam na Europa, mas conhecíamos a nossa força: na defesa. Estou tão feliz. Isso não é significativo apenas para os EUA. Sou da Europa e sei o quanto o futsal é importante lá e na América do Sul e na Ásia e soube com esse sucesso que teríamos um grande impacto e se tivermos um futsal real nos Estados Unidos com certeza teremos futsal nos Estados Unidos. Jogos Olímpicos, e este é o nosso objetivo. ”

As outras quartas de final:

Panamá – Canadá

Costa Rica – Suriname

Guatemala – El Salvador

As semifinais serão disputadas no dia 8 de maio e um dia depois será coroado o novo campeão da Concacaf.