De passagem pelo Brasil, o ex-jogador do Corinthians/UNIP Arthur de Oliveira compareceu ao ginásio do Parque São Jorge na última semana. Acompanhou ao jogo do Timão e aproveitou para dar um abraço em velhos amigos e companheiros de equipe. Filho do famoso técnico PC de Oliveira, foi criado em volta das quadras e também se apaixonou pelo futsal.

Desde a temporada passada, Arthur começou a atuar no futsal do Japão. A passagem dele pelo Alvinegro das quadras durou quatro anos e rendeu alguns dos títulos mais importantes do clube. Do atual elenco do Corinthians/UNIP, três atletas jogaram ao lado de Arthur: Leandro Caires, Rafa e Índio. O último é, inclusive, uma das inspirações dele no esporte.

Filho do consagrado PC de Oliveira, quando percebeu o futsal também como futura carreira?

Eu praticamente nasci e cresci nas quadras. Sempre que podia o acompanhava nos treinamentos e jogos. Competi em muitos campeonatos amadores e escolares, mas foi só aos 14 anos de idade que participei pela primeira vez do Campeonato Gaúcho Sub-15. A partir daí. não quis parar mais.

Quais foram os momentos mais marcantes jogando com a camisa do Timão?

Foram quatro anos de muitas conquistas e alegrias. Tive o privilégio de participar de uma grande conquista do clube no ano de 2010. Após 36 anos sem títulos nacionais, nós conseguimos vencer a Taça Brasil de Clubes. Foi o meu momento mais marcante porque a equipe conseguiu conquistar um dos principais títulos do futsal nacional.

Em outra entrevista, disse ter Índio como identidade no esporte. Gostaria de atuar ao lado dele novamente?

Em 2009, eu joguei com o Índio no Praia Clube de Uberlândia. Na época, era apenas meu segundo ano como juvenil. Com certeza ele foi uma inspiração para mim. Sempre com um posicionamento defensivo muito inteligente e liderança dentro e fora das quadras. Eu gostaria muito de um dia poder jogar com ele novamente, mas vai ser difícil. Meu contrato só termina em 2018 e por enquanto não tenho planos de retornar ao futsal brasileiro.

Quais foram as dificuldades em mudar de país para jogar futsal? Como a modalidade se desenvolve lá?

Eu costumo dizer que tudo que é para melhor, é mais fácil. O Japão é um país de primeiro mundo, eles são exemplo em quase tudo e estão muito na frente do Brasil. O futsal (no Japão) está crescendo e tem tudo para ser um dos principais polos do esporte no mundo. É claro que o nível ainda é um pouco inferior ao do Brasil, mas não fica muito atrás. Dentro de alguns anos, eles devem se consolidar ainda mais no futsal mundial.

Como é morar fora do Brasil? Você sente falta do seu país?

Eu sinto falta dos amigos, dos familiares e da vida brasileira. Hoje o Brasil vive uma crise, e infelizmente nosso esporte é afetado. Diante de tudo isso, eu e minha família ainda não temos planos de voltar para o Brasil.

Notícia: Site Oficial Corinthians
Imagem: Divulgação