Na equipe desde 2016, o fixo Paulo Victor é sem dúvida um dos atletas mais identificados com a camisa do Dracena dentro do atual elenco. Entretanto, essa identidade construída no decorrer das últimas temporadas não foi o único fator que viabilizou a permanência dele em 2020. A chance de atuar em uma Liga Nacional de Futsal (LNF) pelo time também foi de extrema importância para a decisão, ainda mais considerando que o fato é histórico para a equipe que ele defende há três anos e meio.

– No final do campeonato, no passado, eu tinha um acordo com o Foz Cataratas (PR). Mas muita coisa me fez pensar nesta permanência. Lá atrás, quando tínhamos muito menos, eu fiquei. Era uma grande oportunidade jogar a Liga pelo Dracena. E acho que será bom para mim ficar, tanto pela extensão do projeto, quanto por ter minha família aqui em Dracena.

Divulgação

Paulo Victor escolheu jogar a LNF 2020 pelo Intelli. Foto: Divulgação

Mesmo já bem habituado com o dia a dia do Dracena, o fixo afirmou que o recebimento da confirmação da parceria entre a Dracena e a empresa que mantinha o antigo São Carlos foi uma grata surpresa, assim como a “antecipação” da estreia dracenense em uma LNF. E, ainda, Paulo acredita que a união das forças será muito importante para a evolução do futsal no Oeste Paulista.

– Eu hoje tenho o Lucas (Lucas Henrique Batista, presidente do Dracena) como um amigo, depois de todo este tempo por aqui. Então sabia que a entrada do Dracena em Liga Nacional era questão de tempo. Mas acreditava que isso seria em 2021, após um ano de organização em 2020. Acho que pegou a todos de surpresa.

– Acredito também que a parceria veio para agregar muito ao Dracena, ao futsal da região. É um time com uma camisa muito pesada se unindo com um time que tem uma torcida que apoia muito, como é o Dracena – comentou Paulo Victor.

O fixo dracenense imagina também que todas essas mudanças trarão ainda mais dois elementos à lista de resultados no decorrer da temporada: um Dracena mais competitivo, mas, por outro lado, uma chance de maior pressão.

– Sim, muda totalmente em relação à pressão, às expectativas. Antes, lá no começo, entrávamos para competir. Já no ano passado, entramos com um outro nível, mas ainda dentro das disputas estaduais. Agora, temos a Liga Nacional, que é muito complicada. Não entraremos apenas para competir, mas o primeiro passo é garantir a classificação para a segunda fase.

Paulo Victor vai para sua terceira participação em nacionais. Defendendo o Umuarama (PR), ele jogou a principal competição do futsal do país nos anos de 2014 e 2015 e vê diferenças em relação aos dias atuais.

– Antes, todo o favoritismo era mais em cima do Orlândia e do Sorocaba. Hoje, temos uma Liga Nacional bem mais equilibrada, com equipes com uma boa continuidade despontando.

A estreia do Dracena na Liga Nacional está marcada para o dia 27 de março, em casa, contra o Cascavel. Outro compromisso da equipe neste primeiro semestre é a Copa Paulista, que já teve suas primeiras diretrizes divulgadas.

Torneio de pré-temporada

Entre 28 de fevereiro e 1º de março, o Dracena participará do Laranjeiras Cup, quadrangular de pré-temporada que será realizado em Laranjeiras do Sul (PR), a 640km de casa. Neste ano, o evento chega a sua segunda edição e conta, além do Dracena, com o anfitrião, Operário Laranjeiras, da Série Prata do Parananese, e duas equipes da LNF, o Tubarão (SC) e o Foz Cataratas (PR).