Diogo Pinto FPF

Portugal sai para dois jogos fora de casa. Foto: Diogo Pinto FPF

A Seleção Nacional de futsal de Portugal cumpriu esta terça-feira mais dois treinos no âmbito da preparação para os dois jogos diante da República Tcheca, a contar para o Grupo 8 de qualificação para o Campeonato da Europa Países Baixos 2022. Fábio Cecílio sente a equipe “bem” e “focada” e defende que Portugal se deve focar mais em si do que no adversário

“Acho que a equipe está bem. Estamos todos focados nos objetivos que queremos conquistar. O mais importante somos nós. Temos de trabalhar bem, porque vão ser dois jogos muito competitivos.” Portugal defrontou a República Tcheca no apuramento para o Mundial, a 27 de outubro de 2019, e Fábio Cecílio participou nesse jogo.

“Esperamos um jogo difícil. São muito competitivos e defensivamente bons. Procuram muito a transição. Cabe-nos fazer o nosso trabalho de casa, porque sabemos que não vai ser um jogo fácil e que temos de estar bem preparados.”

As duas partidas serão disputadas na Atlas Arena, em Lodz, na Polónia, nos dias 6 e 9 de março (sábado e terça-feira). O universal falou do facto de os dois jogos serem em terreno neutro.

“Já estamos habituados a fazer estes jogos [em terreno neutro]. Infelizmente não podemos fazer nenhum jogo em casa, pois sabemos que esse fator tem sempre alguma importância, mas acho que nós já estamos habituados a estas decisões e vamos estar preparados de certeza absoluta. Sabemos que o público é um fator muito importante para nós – na motivação e mesmo quando as coisas não estão a correr tão bem -, mas sendo os jogos em campo neutro acho que vai ser um jogo disputado entre duas equipas que querem vencer.”

Fábio Cecílio também abordou o seu momento atual.

“Sinto-me bem. Estou aqui para ajudar a Seleção, a equipa. Acho que o mais importante é estarmos todos focados para conquistarmos os nossos objetivos. Nunca queremos empates, nem derrotas. Sabemos que a vitória é o mais importante e esse tem de ser o nosso foco. Queremos trabalhar bem durante a semana, chegar ao jogo e ganhar.”

Sete triunfos lusos em oito jogos

As seleções de Portugal e República Tcheca defrontaram-se em oito ocasiões, tendo os checos vencido apenas por uma vez, em 2002, num jogo disputado em Praga. Clique aqui para conferir o historial entre as duas seleções.