Ele atuou por apenas alguns minutos, mas o suficiente para deixar a sua marca. Recuperando-se de um desconforto muscular sofrido na primeira rodada do Grand Prix, na quarta-feira, Falcão só precisou de poucos toques na bola para marcar um dos gols da vitória brasileira sobre a Colômbia pela semifinal. Os 5 a 0 deste sábado – Xuxa, Diego, Betão e Dimas marcaram os outros gols -, em Uberaba-MG, colocam os comandados de Serginho Schiochet na final do Grand Prix pela décima vez. Campeão em 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2011, 2013 e 2014 e vice em 2010, o Brasil terá o Irã como adversário na final. Mais cedo, os iranianos eliminaram o Paraguai no outra semi.

07.11_brasil_colombia_15

– Hoje a previsão era não atuar, mas eu pedi para jogar um pouquinho, porque se eu não jogo hoje psicologicamente seria mais difícil para atuar amanhã. Fiquei feliz em ter conseguido jogar e ter feito o gol logo no meu segundo toque na bola, só que ainda estou longe do ideal, porque os movimentos estão forçados e sem muita precisão. A tendência é que eu jogue suportando essas dores amanhã – afirmou Falcão.

Brasil e Irã decidem o Grand Prix de Futsal neste domingo, às 10h30, logo após a disputa pelo terceiro lugar entre Colômbia e Paraguai. A grande final terá transmissão ao vivo pela TV Globo dentro da programação do Esporte Espetacular. O SporTV3 também transmite a partida, e o assinante do Canal Campeão ainda pode conferir o duelo no SporTV Play.

O JOGO

O Brasil começou a partida tendo mais posse de bola. A primeira finalização aconteceu aos dois minutos, em cobrança de falta de Rodrigo, que passou à esquerda da meta defendida por Moreno. Aos quatro, a seleção canarinho conseguiu tirar o primeiro zero do placar. Em tabela rápida iniciada por Rodrigo, Betão serviu Xuxa, que tocou no canto para fazer 1 a 0. A desvantagem no marcador fez a Colômbia sair mais para o jogo. Aos seis minutos, Poveda colocou Tiago para trabalhar em finalização da direita do ataque colombiano.

07.11_brasil_colombia_2

No entanto, quem marcou novamente foi o Brasil, aos oito. Após passe em profundidade de Bruno Souza, Diego entrou de carrinho e completou para o fundo do barbante. Aos 10, Falcão entrou em quadra pela primeira vez para delírio da torcida uberabense. A euforia aumentou ainda mais, quando o camisa 12 acertou um bonito chute de primeira para marcar 3 a 0 – foi o segundo toque do craque na bola desde a sua entrada em quadra, sendo que ele voltou para o banco de reservas pouco depois. Perdida naquela altura do jogo, a Colômbia viu Xuxa roubar bola de Angellot na defesa e servir Rodrigo na área, aos 12. A finalização do “Torpedo Humano”, porém, foi para fora.

A seleção visitante só voltou a assustar aos 13. Após dominar no meio, o baixinho Camilo arriscou o chute, e Tiago voou no canto para praticar bela defesa. O Brasil respondeu em jogada parecida aos 15. A finalização foi de Betão, e a bola passou rente ao poste direito de Moreno. A três minutos do intervalo, a Colômbia teve grande chance de diminuir o placar. Após sobra de bola na entrada da área, Yulian ficou livre, mas bateu para fora. Os colombianos seguiram pressionando até o intervalo. Aos 19, Jhonatan mandou uma bomba no canto, e Tiago foi buscar, garantindo os três gols de vantagem do primeiro tempo.

07.11_brasil_colombia_3

O segundo tempo começou com o Brasil no ataque. Com 30 segundos jogados, Rodrigo carimbou a trave em conclusão da entrada da área. Refeita do susto, a Colômbia voltou a levar perigo aos dois, em chute de Poveda, que triscou no travessão de Tiago. Aos três, o Brasil tratou de marcar o seu quarto gol e praticamente liquidar a classificação. O autor foi Betão, completando passe de Dimas, o aniversariante do dia. Aos cinco, o técnico Serginho Schiochet colocou Falcão novamente em quadra. Um minuto depois, Leco roubou bola de Angellot, avançou sozinho e tocou na saída de Moreno, que conseguiu fazer a defesa.

Atuando como pivô, Falcão teve a chance de balançar a rede pela segunda vez no jogo aos 11. Contudo, o goleiro colombiano pegou o chute rasteiro no canto do camisa 12, que voltou para o banco de reservas na sequência. Mesmo com a classificação na final bem encaminhada, o Brasil continuou tentando ampliar o placar. Aos 13, Dian bateu no canto, e Moreno se esticou todo para salvar a Colômbia. A cinco minutos do fim, a seleção colombiana resolveu arriscar o goleiro-linha e acabou pagando caro, pois, na primeira bobeada, Dimas avançou e marcou o quinto gol brasileiro.

Notícia: Flávio Dilascio/ Felipe Santos

Imagens: Ricardo Artifon/ CBFS