O Jaraguá rescindiu contrato (válido até o fim de 2021) com o técnico Fernando Malafaia, antes mesmo do término do Campeonato Catarinense. A decisão foi comunicada em uma reunião após a disputa dos Jogos Abertos de Santa Catarina, em que a equipe foi terceira colocada.

A pressão sobre o treinador já existia mesmo com acordo já encaminhado para a renovação por mais uma temporada. Mas a derrota pesada para o Blumenau por 7 a 3 na semifinal dos Jasc, somada a algumas frustrações no ano como o vice na Copa do Brasil e a eliminação na primeira fase da Liga Nacional, pesaram para saída do comandante.

Contratado em novembro de 2020, Malafaia comandou o time em 44 jogos. Foram 21 vitórias, 15 empates e oito derrotas, um aproveitamento de 59%. Além das campanhas nos Jogos Abertos, Copa do Brasil e LNF, o técnico levou o Aurinegro a duas semifinais do Estadual. No ano passado, chegou na reta final como substituto de Lucas Chioro e acabou caindo para o São Lourenço. Já na atual temporada, garantiu classificação com três rodadas de antecedência.

Para o jogo contra o Blumenau neste sábado, dia 4 de dezembro, pela última rodada da segunda fase e nos duelos de mata-mata do Catarinense, quem comanda a equipe é o auxiliar fixo Fernando e o técnico do Sub-20, Renato Vieira.

A diretoria adota mistério e ainda não se pronunciou sobre a procura do novo comandante, mas o nome de Xande, ídolo do clube como jogador e atual técnico do Blumenau, seria um dos preferidos para assumir o time em 2022.

Lucas Pavin

Fernando Malafaia não comanda mais o Jaraguá. Foto: Lucas Pavin