Carlos Vagner Gularte Filho se lembra de assistir a um final escaldante para a Tailândia 2012. Ele voltou para casa após o treinamento em meio ao ártico, temperaturas de -35 ° C na Sibéria, jogou duas camadas de roupa no sofá e assistiu ao último trovão de Falcao enviar uma final pulsante para A prorrogação e o golazo de Neto vencem pelo Brasil.

Carlos teve um romance sobre como seria a sensação de ser Falcao naquele momento. O mega-estrelato e mega-dólares? Apesar de ganhar apenas rublos o suficiente para sobreviver, o pivô de 22 anos era apático a isso. Com o troféu da Copa do Mundo de Futsal da FIFA ™? Ele não conseguia tirar a fantasia de sua cabeça enquanto tentava dormir naquela noite. “Eu não era ninguém naquela época”, disse ao FIFA.com.

“Nunca tinha jogado por um grande clube, conquistado títulos. Ninguém sabia meu nome. Jogadores com meu perfil naquela idade não conseguiram, mas sempre acreditei que poderia chegar à Copa do Mundo. ” Demorou Ferrao, que significa ‘aguilhão’ em português, quase até aos 31 anos, mas sobreviveu na segunda-feira – e, rapaz, recuperou o tempo perdido. Uma estréia empolgante incluiu armar o primeiro para Rodrigo – a quem ele assistiu ajudar o Brasil a conquistar em Bangkok – e marcar quatro gols na vitória por 9-1 sobre o Vietnã na Lituânia em 2021.

O ícone do Barcelona e duas vezes o melhor jogador do mundo conversa conosco sobre esse desempenho, as esperanças do título da Seleção , o desejo de emular o recorde de Ricardinho, as guerras de tênis de mesa com Falcao e o trazer o samba para o vestiário brasileiro.

Clique AQUI para rever os gols da vitória do Brasil sobre o Vietnã.

FIFA.com: Você pode descrever como foi finalmente jogar a Copa do Mundo de Futsal da FIFA?

Foi uma sensação incrível. O futsal é minha vida desde que me lembro, então tenho sonhado com esse momento, de jogar uma Copa do Mundo, de representar o Brasil por toda a minha vida. Estava pensando muito na minha família. Já ouvi o hino nacional tantas vezes antes [nos jogos], mas ouvi-lo na Copa do Mundo foi outra coisa. Realmente fez meu coração disparar. Foi um momento emocionante.

Você deve estar satisfeito com o seu desempenho e com o do Brasil?

Estrear na Copa do Mundo é sempre muito difícil. Um grande lado pode facilmente começar com uma oscilação que afeta todo o torneio. Felizmente conseguimos aquele primeiro golo, que foi muito importante, e depois jogámos muito bem. Iniciar a competição com esta vitória e uma boa exibição acalmou os nossos nervos, deu-nos confiança. Pessoalmente, eu tinha aquele friozinho na barriga antes do jogo, então para mim, um pivô, começar com quatro gols fez o mesmo comigo. Estou aqui para ajudar a equipe a vencer de todas as maneiras que posso, mas todos sabemos que se espera que os pivôs façam gols, então estou muito feliz. O que é adicionalmente agradável é que muitos jogadores marcaram pela Seleçãoe ganhei a confiança que isso traz. Mas esta é apenas uma vitória. Temos um longo caminho a percorrer e já pensamos na República Checa, que sabemos ser um adversário muito forte.

Aquele primeiro gol crucial que você mencionou veio de uma dobradinha entre você e o Rodrigo …

Uma dobradinha é algo que eu e o Rodrigo praticamos muito. Na verdade, estávamos trabalhando nisso em nosso último treino antes do jogo – como eu gosto de receber a bola, como ele faz, etc. Nós nos conectamos muito bem e felizmente hoje deu certo. Espero que eu e o Rodrigo possamos fazer mais uma dupla neste torneio.

Você foi excelente contra o Vietnã e marcou quatro gols. Os alvos da Bola de Ouro e da Chuteira da adidas da adidas são para você no Lituânia 2021?

O objetivo principal é vencer a Copa do Mundo. Acho que todos nós sentimos o mesmo. Esta seleção do Brasil foi construída para vencer a Copa do Mundo. Queremos desesperadamente trazer o título de volta ao Brasil. Claro que todo jogador quer prêmios individuais, mas o fundamental é que nos tornemos campeões e, se conseguirmos, tenho absoluta certeza de que os prêmios individuais irão para jogadores da nossa seleção, sejam eu ou outros jogadores.

Sem dúvida. O que Ricardinho fez, e o que Falcao fez antes dele, foram marcos históricos. É inacreditavelmente difícil de administrar, manter um nível tão alto para poder ganhar o prêmio de Melhor Jogador em cinco anos consecutivos como o Ricardinho fez. Mas eu tenho dois agora, realmente espero poder acrescentar a isso, e não há plataforma melhor do que uma Copa do Mundo para mostrar o que você pode fazer. Se eu puder ajudar o Brasil a ser campeão aqui, deixar [os brasileiros] felizes, acho que isso vai me dar uma boa chance.

Seu pai era um jogador de futebol que jogou no Grêmio. Você jogou futsal ou futebol enquanto crescia?

Comecei no futsal. Meu pai me meteu nisso quando eu era criança. Tive um feitiço jogando futebol, mas não durou muito. Quando você é criança, você sempre quer a bola e no futebol sempre tem que esperar mais tempo por ela. Então eu sempre preferi o futsal e, embora meu pai tenha tentado me empurrar para o futebol, eu continuei com o futsal e, olhando para trás, não me arrependo nem por um segundo.

Você agora estrela do Barcelona e do Brasil e é o melhor jogador do mundo, mas aos 20 anos não ganhava muito dinheiro e sofria de temperaturas de -42 ° C morando na Sibéria. Você já pensou em desistir?

Nunca cheguei ao ponto de querer desistir porque queria jogar futsal, era o meu sonho. Eu disse a mim mesmo que iria lá e faria um nome para mim – eu defini isso como meu alvo. Claro que foi difícil no início, mas como dizemos, nem sempre é um mar de rosas. Saí de casa aos 14 anos, mudei para outra cidade para jogar futsal. Tive momentos de prova, obstáculos mas graças a Deus tudo aconteceu muito rápido na minha vida. Aos 16 anos já jogava profissionalmente e aos 19 fui para a Rússia. A adaptação foi difícil no início por causa do frio, da língua, de uma cultura totalmente diferente. Mas fui me adaptando aos poucos e agora considero o campeonato russo e a Rússia um fator importante no meu crescimento como jogador e como pessoa.

Por falar nos russos, você assistiu à vitória por 9 a 0 sobre o Egito?

Eu os observei. Eles eram excelentes, mas isso não era surpresa. Joguei na Rússia por quatro anos, conheço a maioria dos jogadores deles e eles são excelentes. Já sabíamos que eles seriam verdadeiros candidatos nesta Copa do Mundo e eles mostraram o porquê. Neste momento, estamos apenas a pensar em ultrapassar a fase de grupos, mas consideramos que a Rússia é uma grande ameaça às nossas oportunidades.

Como você avalia as chances do Brasil?

Esta é uma nova Seleção, um sem Falcão, que fez coisas tão inacreditáveis, fez história. Não se pode substituir um gênio como esse, mas essa equipe foi construída para esse objetivo específico: vencer a Copa do Mundo. Todos chegaram aqui em boa forma. Temos quatro jogadores que já participaram de uma Copa do Mundo – Guitta, Rodrigo, Dyego e Dieguinho. Guitta e Rodrigo foram campeões em 2012. Temos um grande treinador em Marquinhos, um grande capitão em Rodrigo. Temos grandes jogadores em todo o elenco e, fundamentalmente, jogamos muito bem juntos. O ambiente no elenco é muito bom. Em 2016 o Brasil jogou muito bem, mas perdeu nos pênaltis e foi isso. Foi devastador para o futsal brasileiro e não do jeito que Falcao merecia ter saído. Estamos aqui para reconquistar o título para o Brasil. Estamos determinados a fazer isso e estou muito confiante nas nossas chances.

Você e Falcão sempre mantinham o time entretido com batalhas de tênis de mesa. Sem Falcao, o que você faz para relaxar fora da quadra?

Falcao foi um dos maiores jogadores de futsal da história, mas no tênis de mesa eu dominei! Desculpe Falcão, mas você era meu filho! (risos) Brincadeiras à parte, jogo tênis de mesa desde pequeno, adoro jogar, então sempre que temos tempo livre é isso que procuro fazer. Rocha é um tenista de mesa temível. Ele é o oponente que mais me incomoda. Também gostamos de ir à sauna, assistir a séries e jogar cartas. Essas são as coisas que fazemos para relaxar nossas mentes, evitar que fiquem totalmente concentradas no futsal. Relaxar nossas mentes é muito importante.

E música?

Sou um pagodeiro nato (alguém que toca música pagode). Amo pagode, samba. Trouxemos nossos instrumentos. Trouxe meu pandeiro aqui. É personalizado, adoro. Às vezes, complicamos a reprodução de música. Isso também é uma boa diversão e nos distrai todos juntos.

Se você não fosse jogador de futsal, o que faria para dormir?

Esta é uma boa pergunta. Acho que estaria fazendo samba. Sou pagodeiro , gosto de tocar pandeiro, então acho que teria tentado seguir esse caminho.