LNFS

Ferrão, do Barça, anima as arquibancadas do Palau Blaugrana. Foto: LNFS

Trinta gols ao longo da temporada da liga devolveram Ferrão ao trono de artilheiro da Liga Nacional de Futsal. É a quarta temporada em que o homem de Chapecó conquista o prêmio, repetindo-se no topo de um ranking que não conquistava no final da temporada desde 2019. Sua contribuição, nesta ocasião, foi fundamental para elevar Barça a um tetracampeonato nesta temporada.

Ferrão ataca novamente e o Barça aproveita com a ala da liga para completar a temporada. Os culés, que somam quatro novos títulos à sua lista de vencedores em 2022, voltaram a aproveitar o idílio diante do gol de seu centro de referência: Carlos Vagner Gularte Filho ‘Ferrão’. O três vezes reconhecido como o Melhor Jogador do Mundo continua a fazer o seu trabalho no Futsal Espanhol e fechou a temporada recuperando seu trono na corrida para ganhar o Troféu JOMA de Melhor Artilheiro da Liga Nacional de Futsal. Trinta gols refletiram em números o ano espetacular do camisa 11 do Barça, mais uma vez no topo, apesar de ter perdido vários dias devido a problemas físicos.

Uma participação estelar no Play Off pelo título permitiu que Ferrão se destacasse nos recordes ao longo das eliminatórias. Sua liderança esteve longe da ameaça de seu companheiro de equipe, Sergio Lozano, seu perseguidor mais próximo com 26 gols em seu armário graças a sua dupla no jogo decisivo do curso. Atrás dele, o jogador do Ribera Navarra FS Terry fecha o pódio dos principais artilheiros do campeonato com 25 gols. Curiosamente, desta lista, o brasileiro do Barça é o jogador desta lista com menos jogos disputados nesta temporada do campeonato, já que participou em 27 jogos enquanto os outros ultrapassaram os trinta.

Seus números na frente do gol também foram os melhores nesta seção (24 gols), embora naquela época ele só tenha adquirido um pouco de renda sobre seu companheiro de equipe Sergio Lozano ou dois sobre o ‘assassino’ das Indústrias Santa Coloma, Tomas Drahovsky. No entanto, com seis golos no Play Off, sendo também o jogador com melhores números nesta fase, o ‘Pantera’ abriu uma diferença considerável e irreversível em relação aos restantes concorrentes, elevando a fasquia para 30 golos.

A marca equivale aos 30 gols que permitiram a Drahovsky receber o Troféu JOMA de Artilheiro em 2021, embora seja o menor com o qual Ferrao reafirmou seu valor. Três desses títulos já enfeitam o recorde individual do brasileiro, os três também conquistados consecutivamente. Seu primeiro prêmio por esses números foi em 2017, ano em que marcou 37 gols em toda a Liga. Ele então teve uma média de um gol por jogo até vencer novamente em 2018 com 33 gols. Finalmente, 2019 testemunhou o último reinado de Ferrão entre os assassinos espanhóis do futsal, chegando mesmo a estabelecer seu recorde pessoal com 38 gols. Três anos depois, o dono do gol do Barça recupera seu lugar no topo da Liga Nacional de Futsal.