Yuri Gomes

Brasil prometia brigar pelo pódio do Mundial em 2020. Foto: Yuri Gomes

A Fifa anunciou nesta terça-feira a decisão de adiar para 2021 diversas competições que estavam no calendário de 2020, por causa dos impactos da pandemia do coronavírus. A principal delas é a Copa do Mundo de futsal masculino, a ser realizada na Lituânia. A competição agora está prevista para acontecer entre 12 de setembro e 3 de outubro de 2021.

Clique AQUI para ver o que Marquinhos Xavier, técnico da Seleção Brasileira, falou sobre o adiamento.

A seleção brasileira havia garantido a classificação para o Mundial em fevereiro, nas Eliminatórias. A Copa na Lituânia iria acontecer entre os dias 12 de setembro e 4 de outubro deste ano. O Brasil tentaria voltar ao pódio depois de ser eliminado nas oitavas de final na edição de 2016.

Goleiro da Seleção Brasileira de Futsal, Guitta fala sobre o adiamento da Copa do Mundo. Clique AQUI.

Desde fevereiro, competições de futsal foram suspensas ou canceladas pelo mundo afora em função da pandemia do novo coronavírus. Duas foram torneios classificatórios para a Copa do Mundo 2020. A Eliminatória Asiática foi adiada para agosto. Já a Eliminatória da Concacaf (América do Norte, Central e Caribe), que seria em março, ainda não tem uma nova data para ser realizada.

Fixo da Seleção Brasileira, Rodrigo fala sobre o adiamento da Copa do Mundo de Futsal. Clique AQUI.

Melhor jogador de futsal do mundo, Ferrão comenta adiamento da Copa do Mundo. Clique AQUI. 

 

Novas datas para torneios femininos de base

Já a Copa do Mundo Sub-17 da mesma modalidade foi transferida para a janela entre 17 de fevereiro e 7 de março de 2021, na Índia. Atletas que nasceram depois de 1 de janeiro de 2003 e antes de 31 de dezembro de 2005 estão aptas a serem convocadas para o torneio.

A Fifa também definiu que a Copa do Mundo Sub-20 feminina de futebol de campo, que aconteceria neste ano na Costa Rica e no Panamá, passou para o período entre 20 de janeiro e 6 de fevereiro de 2021. Jogadoras nascidas depois de 1 de janeiro de 2000 e antes de 31 de dezembro de 2004 poderão disputar o torneio.

O Congresso da Fifa marcado para o dia 18 de setembro de 2020, em Addis Ababa, na Etiópia também foi adiado, mas ainda sem nova data.