FIFA

Preparação dos árbitros para o mundial tem projeto pioneiro. Foto: FIFA

A FIFA lançou pela primeira vez um projeto de preparação de árbitros de futsal para uma Copa do Mundo. Ao todo, 76 candidatos potenciais começaram sua preparação. As nomeações finais para a Copa do Mundo de Futsal da FIFA ™ serão feitas em agosto de 2021.

O Caminho para a Lituânia 2021 se tornou uma realidade graças à visão e ao compromisso do presidente do Comitê de Arbitragem da FIFA, Pierluigi Collina, e do Diretor de Arbitragem da FIFA, Massimo Busacca. Sua liderança capacitou um grupo de especialistas em arbitragem de Futsal (um de cada Confederação) para desenvolver um plano estratégico para desenvolver, treinar e preparar as melhores perspectivas da arbitragem de Futsal para a oportunidade de trabalhar o auge do esporte – a Copa do Mundo FIFA.

Há mais de um ano, esse grupo de especialistas iniciou o processo reformulando as Leis do Jogo do Futsal para torná-las mais amigáveis ​​para jogadores e árbitros. Por isso, é importante sublinhar que um grupo competente de especialistas de futsal (treinadores e jogadores) também esteve envolvido neste processo. Esta reescrita resultou em horas e horas de reuniões e análises de situações de jogo para que houvesse uma interpretação uniforme e consistente das Leis do Futsal.

A parte final do ‘Caminho para a Lituânia 2021’ foi a contratação de 76 candidatos a árbitros de Futsal da FIFA (10 mulheres e 66 homens) de 52 países diferentes e de todas as confederações. Apesar dos obstáculos apresentados pela pandemia COVID-19, a FIFA tem conseguido oferecer cursos virtuais aos candidatos a árbitros de várias confederações com o objetivo de garantir a aplicação correta e consistente das Leis. Usando um extenso catálogo de videoclipes, os instrutores especialistas iniciaram o processo de fornecer aos árbitros candidatos o treinamento e as informações mais atualizadas, garantindo assim que eles se sobressaiam caso sejam chamados a denunciar na Lituânia ainda este ano . Numerosos e extensos cursos (virtuais e presenciais) estão programados para os meses que antecedem a Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 ™. O objetivo: garantir que os árbitros selecionados estejam perfeitamente preparados e forneçam atuações de elite no palco mundial.

“O Caminho para a Lituânia 2021 é a primeira vez na preparação dos melhores árbitros de Futsal da FIFA e elogia o foco da FIFA em fornecer árbitros da mais alta qualidade para sua competição de futsal de ponta”, disse Brian Hall, membro do Comitê de Árbitros da FIFA que supervisiona o Futsal. “Isso destaca o compromisso da FIFA em fornecer apenas os melhores árbitros para a Copa do Mundo de Futsal. Todos os esforços estão sendo feitos para envolver o grupo de candidatos a árbitros quase nove meses antes da primeira partida. À medida que os árbitros iniciam a sua jornada no Caminho para a Lituânia, eles enfrentam desafios físicos e mentais e precisam conquistar o direito de pisar em campo na Lituânia. O objetivo é alcançar uniformidade e consistência na forma de arbitrar os jogos e na tomada de decisões ”, sublinha Hall.

Em agosto, serão selecionados 38 árbitros. Esses árbitros arbitrarão os jogos da competição de Futsal mais importante do mundo. A Copa do Mundo de Futsal da FIFA Lituânia 2021 ™ será disputada de 12 de setembro a 3 de outubro de 2021 nas cidades de Kaunas, Klaipeda e Vilnius.