Ícone do futsal brasileiro, o fixo Neto está livre no mercado. Nesta semana, o atleta de 39 anos anunciou que não renovou contrato com o CMB, time que disputa a elite italiana. A Itália, inclusive, foi o quinto país estrangeiro na carreira de Neto. Antes, ele tinha jogado na Espanha, Rússia, Croácia e Cazaquistão.

CMB

Fixo Neto estava no CMB, da Itália, desde o início de 2021. Foto: CMB

Na Liga de Futsal da Velha Bota desde o início do ano, o fixo de Uberlândia disputou 14 jogos e marcou seis gols. A boa rodagem em quadra faz Neto querer mais e descartar uma nova aposentadoria.

– Eu ficava em quadra em média 35 minutos por jogo e isso me mostrou o quanto fisicamente eu ainda posso render. O balanço pessoal é muito positivo. Em relação ao CMB, é uma equipe nova que há dois anos está na Série A e nesse ano já chegou aos playoffs [quartas de final]. Então, acho que o balanço para equipe também é muito positivo. E atuar novamente no futsal europeu foi muito bom. É uma liga competitiva, o nível do campeonato italiano é bom. Foi bacana a experiência – analisou o jogador.

CMB

Fixo Neto disputou a Liga Italiana pela primeira vez na carreira. Foto: CMB

Na equipe italiana, Neto jogou ao lado de outros brasileiros, como o goleiro Weber, os alas Ramon e Rocha e os pivôs Well e Wilde. Ainda sem definição sobre o futuro, o fixo deve anunciar, em breve, um novo clube, mas não sabe se continuará na Europa ou se voltará ao futsal brasileiro.

– Acabei recusando quatro propostas de outras equipes da Série A italiana, porque já estava tudo certo para seguir no CMB. Mas, nesta semana, acabaram me comunicando que mudaram os planos e isso me pegou de surpresa. Todos os dirigentes falavam em renovar, mas faz parte… é vida que segue. Agora é voltar ao Brasil para curtir um pouco a minha família e aí definir o meu futuro. Não sei se será no futsal brasileiro ou no futsal europeu novamente. O que quero agora é descansar. E, se chegar alguma proposta atraente para eu continuar jogando em alto nível, vou analisar e tomar a melhor decisão – finalizou o jogador.

Natural de Uberlândia, Neto foi um dos destaques do Praia Clube, time da cidade natal, na Liga Nacional de Futsal 2020, chegando às quartas de final. Após a disputa da LNF, o fixo acertou com o time italiano.

Além do Praia Clube e dos times no exterior, o fixo tem no currículo passagens por Atlético-MG, Minas, Ulbra, Santos, Joinville, Corinthians, Sorocaba e Seleção Brasileira.

Em 2012, na Copa do Mundo, na Tailândia, ele foi autor do gol do título brasileiro. No mesmo ano, por conta do desempenho no Mundial, Neto ganhou a Bola de Ouro Fifa, como melhor do ano na modalidade.

Lars Baron

Neto fez o gol do título mundial brasileiro em 2012. Foto: Lars Baron