A final da LNF 2016 colocará frente à frente dois jogadores com passados ligados aos respectivos rivais da decisão. Campeão mundial com a seleção brasileira em 2012, Leandro Simi defendeu o Corinthians por sete temporadas antes de chegar ao Magnus, em março deste ano. Do outro lado estará Adriano Foglia. Aos 35 anos, o ítalo-brasileiro que hoje defende o Timão viveu um dos momentos mais especiais da carreira em 2014 e 2015, quando atuou pela equipe do craque Falcão. Magnus e Corinthians iniciam a decisão da LNF nesta segunda-feira, às 20h, com transmissão ao vivo do SporTV e tempo real no SporTV.com.

– O sentimento é o que todos nós estamos sentindo. Acho que é uma conquista importantíssima para nossa equipe e para cidade chegar em uma final da Liga Nacional. Agora mais uma decisão contra o Corinthians. Para mim, pessoalmente, é muito gratificante, como falei das outras vezes, só que desta vez a gente espera fazer um bom jogo, vencê-los. A gente está trabalhando muito bem para alcançar isso, para tentar minimizar os erros e fazer um grande jogo, sair daqui com a vitória, e levar a pressão para dentro do Parque São Jorge – afirmou Simi.

O pivô de 39 anos sabe muito bem do que está falando. Nas últimas seis edições da LNF, o Corinthians foi eliminado sempre na fase semifinal da competição, gerando grande revolta na Fiel. Por muitas vezes, Simi foi apontado como principal culpado pelo fracasso. Coincidência ou não, a diretoria corintiana resolveu não renovar o seu contrato após o término da temporada passada. O jogador, contudo, não ficou muito tempo desempregado. Meses depois ele já estava treinando no Magnus a convite de Falcão.

– Recebi umas mensagens na classificação deste ano do Corinthians dizendo que eu era o problema do Parque São Jorge. Não existe problema. Acho que as coisas acontecem na hora certa, não era para chegar numa final eu fazendo parte do Corinthians. Estou muito feliz de ter alcançado isso com o Sorocaba. Acho que as coisas se repetem e eu tive mais uma oportunidade, isso aconteceu e eu estou muito feliz em decidir lá no Parque São Jorge. Espero vencê-los lá dentro – comentou o pivô, campeão da LNF em 2000 pelo Vasco.

Rodrigo Coca

Simi nos tempos de Corinthians. Foto: Rodrigo Coca

Do outro lado, Adriano Foglia também esbanja confiança. Contratado pelo Corinthians em julho, ele é só elogios ao Magnus, equipe pela qual conquistou a LNF 2014, além dos títulos da Liga Paulista do mesmo ano e da Libertadores de 2015.

– Serão grandes jogos entre Corinthians e Sorocaba, e nós queremos ir em busca do título da Liga Nacional. Conheço bem a equipe deles, sei que ali há jogadores que ganharam muitos títulos e que sabem jogar uma decisão, mas nós vamos contar com a nossa torcida na segunda partida para tentar sairmos campeões – disse o ítalo-brasileiro, lembrando que o Timão joga a segunda e uma possível terceira partida em casa.

Eleito o melhor jogador do mundo em 2003, Foglia é só elogios a Falcão, ganhador da Bola de Ouro FIFA em 2004 e 2008. Para ele, atuar ao lado do melhor jogador de futsal de todos os tempos foi a realização de um sonho.

Henrique Porto

Foglia quando atava em Sorocaba. Foto: Henrique Porto

– Falcão é um mito. Nos conhecemos há tempos, jogamos contra várias vezes e atuar ao seu lado foi a realização de um sonho. Sem contar que conquistamos todos os títulos possíveis nesses dois anos juntos, o que fortaleceu ainda mais a nossa relação – destacou Foglia, que se naturalizou italiano no início da década passada, tendo disputado os Mundiais de 2004 e 2008 pela Squadra Azzurra.

Corinthians e Magnus decidem a LNF 2016 a partir desta segunda-feira. A segunda partida está marcada para o dia 12, às 19h45, no Parque São Jorge. Em caso de dois empates ou vitórias alternadas (independente do saldo de gols), haverá uma terceira partida no dia 15, às 21h15, novamente no Parque São Jorge.