O Atlântico URI Erechim, desde o início de suas atividades, investe na descoberta de novos talentos, possuindo, em sua estrutura de futsal, um departamento voltado exclusivamente às categorias de base. No momento, há alunos inscritos nas categorias sub-07, sub-09, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. E, desde 2015, o Clube compete em nível estadual com a categoria sub-20. E este trabalho tem gerado bons resultados.

Somente neste ano são seis atletas que sobem das categorias de base para se juntar a equipe adulta. Os goleiros Jean (17 anos) e Bruno (19), os fixos Lucão (18) e Mocelin (19), o ala Guilherme (20) e o pivô Maicon (17) terão a oportunidade de conviver com a equipe profissional. Além deles, o goleiro Ângelo também tem origem nas categorias de base do galo erechinense.

Para o diretor administrativo do Atlântico URI Erechim, Elton Dalla Vecchia, “antes de gerar novos craques o que se busca é investir na formação de futuros cidadãos, aproveitando o que o esporte tem de mais sagrado, agregando sociabilidade, espírito de equipe, disciplina, respeito, aprender o valor da derrota, para valorizar as conquistas. Enfim, auxiliando na formação de pessoas de bem, atletas na sua essência, com espírito de competitividade e também de humanidade”, revela. Elton salienta ainda que a Metodologia própria de treinamentos contém, em sua reta final de preparação, a oportunidade preferencialmente dos atletas oriundos da Escolinha do Clube fazerem parte da equipe adulta. “Isso oportuniza aos alunos oportunidades singulares de serem atletas profissionais de futsal”, conclui.

Atuam diretamente na coordenação das categorias de base os professores Evandro Paulo da Silva e Cassiano Antonietti que se dedicam à formação teórica e prática de seus alunos. Cassiano também é o preparador físico das categorias de base. A eles se unem o preparador de goleiros da equipe adulta, Igor Silva Braga, que também realiza um trabalho especial com todos os garotos da posição, com aulas adicionais de treinamento específicos para os goleiros.

A felicidade por fazer da equipe profissional adulta é visível nos rostos dos seis jovens atletas. Todos, sem exceção, revelam que estão à disposição para somar e aguardam com expectativa as primeiras oportunidades do treinador Sérgio Lacerda para entrarem em quadra. Eles também revelam a importância da formação nas categorias de base. Todos são atletas com pelo menos quatro anos de preparação e que receberam, desde cedo, o padrão de jogo igual ao da equipe adulta. Com toda esta base de formação fica muito mais fácil a adaptação dos jovens que já estão plenamente integrados aos demais atletas do Atlântico na pré-temporada 2017.

O Atlântico URI Erechim participa de 12 a 18 de março da Taça Brasil, vaga conquistada com o título gaúcho. A estreia do galo será no dia 12/03 contra o Joinville. A competição que reúne os campeões estaduais de futsal será realizada na cidade de Francisco Beltrão/PR. Em março inicia mais uma Liga Nacional para o Atlântico URI Erechim. Será a 16ª temporada ininterrupta do clube erechinense no maior campeonato em nível nacional. A competição se estende até o mês de novembro. De abril a dezembro acontece o Campeonato Gaúcho Série Ouro onde a equipe de Erechim buscará o tetracampeonato.

Luís Carlos Chaves

Atletas da base do Atlântico que subiram para o profissional. Foto: Luís Carlos Chaves