Foto divulgação

Futsal na Rússia costuma ter brasileiros como Caio, que atuou naquele país em 2015/2016

Em 26 de maio, uma conferência online realizou uma reunião da AMFR com os líderes dos clubes do Campeonato Parimatch da Rússia no futsal. Para consideração, foram oferecidos aos clubes várias opções para completar a atual temporada da Superliga Parimatch. Durante a discussão, foi decidido planejar a retomada do campeonato a partir de 1º de agosto.

Os clubes decidiram, por unanimidade, retomar a temporada a partir do playoff, sem repetir a temporada regular. Um dos motivos é a retirada do IFC “Berkut” (Grozny) do atual sorteio da Parimatch-Super League devido a circunstâncias econômicas causadas pela pandemia de coronavírus.

Foi tomada uma decisão preliminar para completar os playoffs na íntegra – cada série continuará até três vitórias. A decisão sobre a localização dos jogos dos playoffs será tomada posteriormente, com base na situação epidemiológica nas regiões e medidas para enfraquecer o controle de quarentena.

Os participantes da reunião discutiram o projeto de calendário para a temporada 2020/21. Os clubes expressaram o desejo de minimizar o intervalo entre o final da temporada atual e o início da próxima. O início da nova temporada está previsto para a primeira quinzena de setembro.

Cada clube define os termos para retomar o processo de treinamento e se preparar para o reinício da temporada individualmente, com base em decisões das autoridades locais, na situação epidemiológica da região e em seus próprios planos de treinamento.

A segunda reunião está marcada para 10 de junho. Ele apresentará o rascunho final do calendário para a repetição dos jogos da atual e da próxima temporada.

 

Ivan Melnikov, Presidente do Partido Comunista da IFC:

O mais importante é que fixemos uma data provisória para o reinício do campeonato, que deve ser fixado em uma reunião em junho. Foi decidido continuar o campeonato nos playoffs e conduzi-lo por completo. Estamos aguardando um mês muito interessante. Também concordamos que a próxima temporada começará em meados de setembro. Os interesses dos clubes participantes da Liga dos Campeões também serão levados em consideração. É gratificante que a certeza tenha aparecido, agora podemos operar em datas.

Artem Sukharev, diretor do FC “New Generation”:

– A reunião foi realizada em um formato incomum, mas esse é o caminho para as realidades atuais. Trabalhamos produtivamente e decidimos terminar o jogo nesta temporada e no início da próxima. Também em 10 de junho, foi planejada uma reunião de controle, na qual o formato e o local dos jogos dos playoffs serão finalmente determinados. Todas as decisões são lógicas e apoiadas pelos clubes. Havia uma pergunta sobre o local das partidas, mas isso não depende da AMFR e dos líderes da equipe, mas da situação com o coronavírus.

Denis Kharin, diretor executivo da IFC “Tyumen”:

– Gostei muito do formato da reunião – fomos capazes de trabalhar frutuosamente sem sair de nossas cidades. Talvez nossas reuniões sejam úteis para realizar no futuro. Decidimos que o campeonato deve ser disputado. Os clubes apoiaram por unanimidade a proposta de retomar a temporada com os playoffs. Assim, os clubes poderão economizar dinheiro e, nas condições do coronavírus, não haverá viagens extras. As opções propostas pela AMFR atenderam a todos, sem exceção. Não pode deixar de se alegrar que todos estejam prontos para fazer concessões entre si. Claro, a situação no país não é simples, mas você precisa jogar a Pariatch – Super League.

Roman Putintsev, diretor executivo da IFC Dynamo Samara:

– Não nos vemos há muito tempo, estávamos entediados. Todos estavam ansiosos por esta reunião, e foi positiva e informativa. Temos clareza, e isso é a coisa mais importante. Agora podemos planejar o processo de treinamento, custos financeiros, quando sair de férias e quando sair. Os resultados da reunião são positivos, foram tomadas decisões muito importantes, a partir das quais vamos construir.