03.07_piso_LNF_7Quem joga futsal sabe. Uma das maiores preocupações dos atletas é cair e correr o risco de lesionar alguma parte do corpo. Por conta disso, opções foram desenvolvidas para dar mais segurança na hora da queda. Uma delas é a quadra modular, produzida à base de polipropileno, que permite alto desempenho na modalidade. Os benefícios proporcionados pelo material fizeram a Liga Nacional de Futsal (LNF), hoje com os 20 clubes da elite brasileira, adotar a linha como oficial para os jogos. E desde o início deste ano, a empresa Futura Sports, de Criciúma, Santa Catarina, é a responsável por garantir a qualidade das quadras por meio do novo material.

Em uma nova fase, a LNF adotou uma identidade visual diferenciada, com um padrão de cores e de tamanhos para as quadras. Agora, elas devem ser azul royal com as bordas azul escuro e linhas brancas, sem nenhuma outra03.07_piso_LNF_4 marcação que não seja do futsal. De acordo com o gestor da Liga, Guilherme José Brandão Silva, o Palhinha, isso foi feito para que os espectadores reconheçam os jogos do campeonato pelo piso onde eles ocorrem. “Além disso, fizemos pesquisas e percebemos que essas cores não cansam os olhos”, comenta.

Palhinha diz, ainda, que a mudança está tendo uma boa aceitação por parte dos 20 clubes. “A agilidade no processo de montagem e desmontagem também é fundamental. Em quatro, no máximo cinco horas, a quadra já está pronta. Para desmontar, é ainda mais rápido. A rapidez neste procedimento é essencial, já que os jogos ocorrem diversas vezes por semana, e em vários municípios do Brasil”, fala, ao explicar que, até todas as equipes não se adequarem às novas cores, uma quadra itinerante está sendo montada nos ginásios e arenas que recebem os jogos.

03.07_piso_LNF_1

Conforme o proprietário da Futura Sports, Luciano Souza, a linha de pisos modulares utilizada pela Liga Nacional de Futsal é versátil e permite um alto desempenho dos atletas. Na base são formados 64 pontos individuais de impacto, conferindo maior proteção ao jogador. “Este material é desenvolvido para uso em ambientes fechados e, por ser modular, torna sua instalação limpa, rápida e fácil, sem a necessidade de produtos químicos”, exalta, ao lembrar que “em virtude da tecnologia de cada módulo, o material apresenta níveis excepcionais de absorção e amortecimento de impactos, preservando a saúde dos atletas”, explana.

Notícia: Samira Pereira
Imagem: Divulgação