Getty Images

Goleiro faz defesa difícil

Dizem que os goleiros são uma raça à parte. Enquanto parte da equipe, eles jogam com uniformes diferentes, geralmente treinam separadamente e são regidos por regras diferentes.

Mas esse sentimento de desapego é definido no futsal como na forma tradicional do jogo? E existem atributos únicos que levam a ser um grande goleiro de futsal?

Andy Reading está mais qualificado do que a maioria para responder a essas perguntas. O inglês cresceu com o sonho de se tornar um goleiro de elite no jogo de 11 times. Mas um dia – sentado no sofá, se recuperando de uma grande operação no joelho, sua carreira no futebol vacilando – o movimento do canal o levou a uma partida de futsal no Eurosport.

Ele gostou do que viu, identificou que ele se adequava aos seus atributos de goleiro e encontrou um novo foco. Dentro de alguns anos, ele se estabeleceu na disciplina e se mudou para a Romênia para se tornar um dos primeiros jogadores profissionais de futsal da Inglaterra.

Avançando rapidamente para os dias atuais, e Reading está de volta em seu país natal, com um emprego diário como bombeiro. Mas ele também é um treinador de goleiros de elite que, depois de ajudar a desenvolver o futsal na Nova Zelândia, agora aprimora o talento dos principais goleiros da Inglaterra.

Por outro lado, como Reading explicou ao FIFA.com, parar os chutes é apenas uma fração do que se passa no trabalho de um número 1 no futsal de elite.

Quais atributos são necessários para se tornar um goleiro de futsal de classe mundial?

“Um goleiro definitivamente precisa entender o jogo taticamente. Isso está em posse, fora de posse, transição e cobrança de bola – o lote todo. Um goleiro de futsal precisa ser um geek do jogo. É vital poder processar informações de forma natural e instintiva, simplesmente porque o jogo é muito rápido.”

“Eles precisam entender como o jogo deles se encaixa em uma situação de jogo, escanear e analisar as posições de companheiros de equipe e oponentes e entender as qualidades desses jogadores. De tudo isso, eles precisam tomar uma decisão informada – e rapidamente.”

“Os goleiros estão muito mais envolvidos no futsal do que no futebol de 11, e eles definem o ritmo de várias maneiras. Um bom goleiro saberá quando desacelerar ou acelerar as coisas. No futsal, um goleiro é essencialmente como um zagueiro e, na minha opinião, tem a mesma importância que um zagueiro [no futebol americano].

“Ser um líder forte por ter presença e mostrar autoridade é outro ingrediente chave. Os guardiões veem o jogo inteiro e podem dirigir melhor que a maioria. Uma sequência criativa também é importante; saber quando jogar pelo seguro, mas ter personalidade para fazer algo um pouco diferente na hora certa.”

Getty Images

Concentração é um dos pilares da posição

A mentalidade e o carisma são dados, já que os goleiros costumam se tornar bodes expiatórios, tão importantes quanto a capacidade técnica?

“Absolutamente. Um goleiro deve se encaixar na equipe e desenvolver confiança, mas também deve ser independente e pronto para absorver a pressão e culpar-se. Jogadores de campo não querem ver goleiros dando desculpas. Os guardiões também precisam ser destemidos e decisivos, porque se você hesitar em tomar uma decisão, é provável que fique exposto.

“É verdade que os detentores são feitos de bodes expiatórios”. Mas o que fazemos no treinamento é voltado para não chegar a esse ponto. É por isso que procuramos tornar o treinamento mais caótico e difícil do que o jogo em si, adicionando mais pontos de pressão, para que nossos detentores sejam os mais resolutos possíveis quando os jogos acontecerem.

“Somos todos humanos e todos cometemos erros. Mas ajuda se os detentores cometerem um erro sabendo que eles já têm uma solução, porque entendem todos os elementos do que faz uma boa decisão funcionar”.

Getty Images

Treinos são específicos para a posição

Existe um goleiro modelo que você consiga exemplificar melhor todos esses atributos técnicos e mentais?

“Leo Higuita (internacional do Cazaquistão, nascido no Brasil), sem dúvida. Que goleiro fantástico! Ele tem o jogo completo para mim. Ele tem todos os componentes técnicos: suas divisões, tanto em movimento quanto estática, são exemplares, ele tem os dois estilos de bloco – espanhol e brasileiro – e seus kick-throughs são muito suaves.

“O posicionamento dele também é excelente e, embora ele seja muito rápido e ágil, seu conhecimento do jogo significa que ele sempre parece ter muito tempo. Ele sempre parece saber o momento certo para usar todas as técnicas que ele tem à sua disposição.” e sua distribuição com as mãos e os pés é incrível. Ele nunca parece cometer um erro. Ele é fenomenal – o melhor que eu já vi. “