Jogadores e comissão técnica da Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) se reapresentaram para a pré-temporada 2016. Com novidades no elenco, o grupo inicia a preparação para as seis competições no ano.

O presidente Fabiano Käfer abriu a apresentação dando as boas-vindas aos atletas. “Desejo uma ótima temporada a todos. Este é um ano de muito trabalho. Esperamos ter o mesmo sucesso do que o ano passado. Teremos a Taça Brasil em março aqui em Carlos Barbosa. Sediamos a competição duas vezes e, desta vez, queremos vencer diante do nosso torcedor”.

O vice-presidente, Bolivar Zuanazzi, segui na mesma linha. “Quero que vocês mantenham a mesma vontade e a motivação do ano passado. Mantenham o foco, entrem em todas as competições para vencer e mantenham a união”. O presidente do conselho deliberativo, Denir Gedoz, salientou que em 2016 a ACBF completa 40 anos de história. “Este é um ano muito especial. Ano passado houve muita mudança. Tínhamos a expectativa de colocar a ACBF no lugar onde nunca deveria ter saído. Neste ano, queremos mais”, finalizou.

O supervisor Lavoisier Freire Martins leu um recado deixado pelo presidente de honra vitalício, Clovis Tramontina, que não pôde comparecer à apresentação. “No ano passado ninguém acreditava nesta equipe e vocês venceram. Agora seremos a vitrine. Agora lanço o desafio: Vamos nos superar”, dizia a mensagem.

Lavoisier lembrou o ano vitorioso, pediu o mesmo empenho nesta temporada e valorizou a manutenção do elenco. “A minha satisfação é grande, pois quando a gente planejou o ano de 2015 já estávamos pensando em 2016. Planejamos o time para manter o grupo. Isso nos deixa feliz.”

Para esta temporada, o grupo foi praticamente todo mantido. Para repor as saídas, os goleiros Deividi e Léo, e os alas Alexandre e Diece foram contratados e já estão integrados ao grupo. Para o treinador Marquinhos Xavier “o Alexandre e o Léo, que ainda são Sub-20, precisam ser moldados para darmos mais oportunidades no futuro. Já o Diece e do Deividi vêm para assumir uma responsabilidade dentro do grupo. O Diece vem para acrescentar a velocidade que nosso time já tem. É mais um canhoto, pois nós só tínhamos o Canabarro. O Deividi vem brigar com o Ale Falcone por uma posição. Eles terão que corresponder o legado do Gian, como por exemplo, a liderança, o profissionalismo e a responsabilidade”, avaliou o treinador.

Marquinhos sabe que por ser o atual campeão da LNF, a responsabilidade do time aumenta, mas acredita que o grupo laranja pode render muito mais. “Esse é um ano de consolidação. Temos que criar uma motivação adicional. Não acho que vai ser mais fácil ou mais difícil que o ano passado. A expectativa é que o grupo cresça ainda mais, pois este plantel pode dar ainda mais.”.

Nas próximas duas semanas, os atletas treinarão em três turnos. No início a parte física será priorizada. Na segunda semana, o treinador deve comandar os primeiros treinos com bola.

Em 2016, a ACBF irá participar da Taça Brasil, que será em Carlos Barbosa entre os dias 29 de fevereiro e 6 de março, Gauchão, LNF, Torneio de Gramado, Sul-Americano e o Intercontinental.

Notícia: Ulisses Castro
Imagem: Débora Zandonai