Sabemos que o esporte é cheio de premissas que são até óbvias, mas algumas delas vale a lembrança de tempos em tempos. Como, por exemplo, a frase de Vicente Matheus, presidente mítico do Corinthians, que virou jargão e foi adotada por tantas modalidades, com bom humor: “o jogo só acaba quando termina”. O Joinville confirmou a vaga, e de certa forma a teoria redundante, evitando o tempo extra – e quem sabe os pênaltis ou uma eliminação –, com 34 segundos para zerar o cronômetro.

Juliano Schmidt

Joinville vence e avança na LNF. Foto: Juliano Schmidt

Que dirá da máxima ‘nada está decidido até o apito final’ o Marreco, que viu Keké, pivô do Atlântico, sacudir o ‘Caldeirão do Galo’ depois de se infiltrar na área e concluir cobrança de escanteio faltando quatro segundos para o fim. E neste caso, sem o gol o Atlântico estaria desclassificado e o estreante da LNF, de Francisco Beltrão, caminharia para a fase seguinte. Mas, com três gols a equipe de Erechim conquistou a vaga.

Mais uma frase pronta do esporte adverte de que ‘o jogo é jogado’ e outra afirma que ‘histórico não entra em quadra’. Talvez a estes pensamentos tenha se agarrado o Floripa. Até então, antes do jogo de volta das oitavas, nos encontros com a ACBF em 2015 e 2016, a Era LNF, haviam sido cinco derrotas. O saldo negativo para a Tainha Mecânica era de 13 gols. Mas eles fizeram valer o espirito guerreiro. Ganharam no tempo normal de jogo, depois na prorrogação faltando 11 segundos, empatou em cobrança de pênalti de Hugo.

Daí então entrou em cena a ‘loteria dos pênaltis’, maneira popular de se referir ao modelo de decisão. Porém vá dizer que não houve o fator Djony para resolver a peleja? Diga lá a ele que foi sorte… O goleirão pegou duas cobranças, depois de já ter feito uma grande partida e liquidou a fatura.

Ulisses Castro

Floripa vence ACBF nos pênaltis e passa para as quartas. Foto: Ulisses Castro

Dito tudo isso, será ainda pertinente apresentar o histórico recente dos confrontos das quartas de final da LNF2016? Cabe aqui o contraponto. Pois há de se respeitar o passado e existem fardos e rivalidades que já carregam uma energia própria. Às vezes, uma sina entra, sim, em quadra e tudo parece conspirar para que ela se mantenha. Porém, deixamos aos jogadores e às comissões técnicas a pergunta, se de algo importa a informação, e também o lembrete de que os ‘obstáculos existem para serem ultrapassados’, assim como ‘os tabus para serem quebrados’.

Intelli x Magnus
LNF2015 – Intelli 6X3 Futsal Brasil Kirin/Sorocaba
LNF2016 – Magnus 3X4 Intelli

Copagril x Floripa
LNF2015 – Copagril 3X2 Floripa
LNF2016 – Floripa 2X2 Copagril

Corinthians x Atlântico
LNF2015 – Atlântico 3X3 Corinthians
LNF2016 – Corinthians 3X0 Atlântico

Joinville x Assoeva
LNF2015 – Krona Futsal 2X4 Assoeva
LNF2016 – Assoeva 0X4 Joinville