LNFS

Jamal El Ghannouti, jogador da seleção holandesa. Foto: LNFS

O ex-jogador internacional Max Tjaden é o responsável pela direção dos ‘Orange Lions’. O técnico holandês, com raízes indonésias, foi adjunto de Marcel Loosveld em 2014 e no regresso da Holanda a um grande evento continental, espera colocar a equipa anfitriã de volta à elite continental apesar das baixas de última hora devido à lesão de Tevfik Ceyar ( Covid positivo) e Mo Darri, ferido.

Ele se definiu em uma entrevista como um ‘mini-mini-mini’ Louis van Gaal e o primeiro grande desafio é passar da fase de grupos. Ele se apega à qualidade de jogadores como Jordany Martinus ou Matts Velseboer e à experiência de jogadores como Oualid Saadouni, Mohamed Attaibi e Jamal El Ghannouti e perdeu dois de seus melhores jogadores no último mês, Soufian Charraoui e Illas Ilias Bouzit (Hovocubo) , que optou por aceitar a oferta de Marrocos para jogar pelo Atlas Lions.

Como ela classificou: anfitrião

Melhor desempenho em um Campeonato Europeu: quarto lugar (1999)

Euro 2018: não se classificou

Fato-chave: Eles foram vice-campeões na primeira Copa do Mundo de Futsal da FIFA em 1989.

SÉRVIA

Após a boa atuação que desempenhou na Copa do Mundo na Lituânia, Goran Ivančić se aposentou do cargo de técnico da seleção sérvia de futsal por motivos pessoais e um membro de sua equipe, Dejan Majes, assumiu o cargo e estreará no comando da Sérvia na Holanda em uma linha continuista clara.

A equipa sérvia será liderada por Lazarevic (o russo Tyumen) e ao lado dele o imponente Dragan Tomic (o belga Halle Gooik). Majes também os cercará com a experiência de  Mladen Kocic (Loznica), Slobodan Rajcevic (FON, Belgrado), Stefan Rakić (Bijelo Biała, Polônia), capitão Marko Pršić (Al Arabi, Kuwait) e Strahinja Petrov (Real San Giuseppe, Itália ). ).

Como se classificou: 2º na fase de grupos de qualificação Grupo 4, Play-off (vitória agregada de 6-1 contra a Bielorrússia)

Melhor desempenho em um Campeonato Europeu: quarto lugar (2016)

Euro 2018: quartas de final

Copa do Mundo 2021: oitavas de final

Fato-chave: Como anfitriões em 2016, seus cinco jogos lotaram a Arena Belgrade, com capacidade para 11.161 pessoas, com um público total de 113.820.

UCRÂNIA

Um clássico continental que é sempre um rival difícil. Após ficar de fora da Copa do Mundo na Lituânia, Oleksandr Kosenko quer recuperar o crédito do futsalero. No gol, Yurii Savenko, e com jogadores de destaque como  Petro Shoturma, Mykola Bilotserkivets, Volodymyr Razuvanov, Oleksandr Pedyash e Serhiy Zhurba, se classificam para a segunda fase. Ele estará sem Serhiy Malyshko e Mykola Mykytyuk devido a lesão.

Como se classificou: Segundo no Grupo 1 da fase de grupos de qualificação

Melhor desempenho em um Campeonato Europeu: vice-campeão (2001, 2003)

Euro 2018: quartas de final

Fato-chave: Saiu da fase de grupos e perdeu nas quartas de final nas últimas cinco edições

PORTUGAL (ATUAL CAMPEÃO)

A campeã mundial defende seu trono continental. O plantel de Jorge Braz chega à Holanda como o grande favorito ao título europeu, mas será a primeira competição que terá de enfrentar sem o seu grande craque, Ricardinho. Além disso, a seleção portuguesa perdeu Cardeal e Edu Sousa devido a lesão, que, tal como aconteceu no Mundial, falha o Europeu por ter testado positivo ao coronavírus.

Bebe e Miguel Ângelo entraram na lista com urgência. Pany Varela será o jogador de referência juntamente com os veteranos João Matos, Fabio Cecilio e Bruno Coelho e um promissor lote de jovens talentos como Tomas Paço, Afonso Jesús e o pivô Zicky Tè. André Coelho também testou positivo e vai falhar a primeira fase, mas está programado para viajar para a Holanda.

Como se classificou: Vencedor do Grupo 8 da fase de grupos de qualificação

Melhor desempenho em um Campeonato Europeu: campeão (2018)

Euro 2018: campeão

Fato chave: venceu a Espanha na prorrogação em Ljubljana e conquistou seu primeiro título.