O torcedor laranja que esteve presente no São Paroquial de Carlos Barbosa viveu momentos emocionantes ao lembrar da história da ACBF. A Festa em comemoração aos 40 anos do clube teve homenagens a ídolos do passado e com lançamentos do Livro e do Documentário “Pés Abençoados”.

Lançamento do Livro

O evento iniciou com o presidente da ACBF, Fabiano Käfer, dando as boas vindas e agradecendo ao torcedor. Logo depois, houve o lançamento do Livro dos 40 Anos e a coordenadora de produção da obra Carolina Fillmann falou sobre o projeto: “Quando começamos a trabalhar neste livro, a palavra que mais aparecia para nós era ‘paixão’. E foi isso que tentamos traduzir. É um livro com design agradável, textos curtos e com um toque de humor que contam um pouco desta história”, explicou.

Torneios Internacionais

O supervisor de futsal Lavoisier Freire Martins apresentou a equipe ao público e o capitão Marlon subiu ao palco com o troféu do tricampeonato da Taça Brasil, conquistado no dia 6 de março.

No evento também teve o lançamento do I Torneio Intercontinental de Futsal, que ocorrerá em Carlos Barbosa entre os dias 26 e 29 de maio, em Carlos Barbosa. Além da ACBF, o Corinthians, o Kairat (Cazaquistão) e o Nagoya Ocean (Japão) irão participar.

O clube também aproveitou o evento para confirmar a participação no Mundial de Clubes com chancela da FIFA, que ocorrerá na cidade de Doha, no Catar, entre os dias 23 e 29 de junho.

Documentário

Um dos momentos mais marcantes da Festa foi o lançamento do documentário “Pés Abençoados”, que resume a história da ACBF e fala sobre a fé dos torcedores que empurrou o time rumo ao título da Liga Nacional de Futsal 2015.

Em breve, o vídeo será disponibilizado no canal da ACBF no YouTube.

Homenagens

As pessoas que fizeram parte da história da ACBF também foram lembradas. Nas homenagens póstumas, tiveram reverência Sérgio Luiz Guerra (Shéi), Valter Cará (Carazinho), Vitor Cousseau, Magno José Spadari, Nelson Baseggio e Nelson Bavaresco.

As personalidades que marcaram a sua passagem no clube também foram homenageadas. Celso Facchineli e Luis Carlos Facchineli receberam uma medalha, representando todos os atletas e treinadores da fase amadora da ACBF nos primeiros 20 anos.

O título do Gauchão de 1996, o primeiro do time laranja, também foi lembrado. O ex-diretor de futsal, José Bavaresco (Cabeça), o treinador Jarico e o ex-atleta Fininho receberam a homenagem.

A profissionalização da equipe também foi saudada na Festa com o ex-supervisor Rudy Vieira, que conquistou todos os títulos com a ACBF entre 1998 e 2014, e o conselheiro Ildo Paludo, que criou as escolinhas e categorias de base em 1998.

Os treinadores da era profissional da ACBF foram exaltados. O atual técnico do clube, Marquinhos Xavier recebeu a homenagem. Junto com ele, Paulo Mussalem, que comandou a equipe em 504 partidas, entre elas a primeira conquista do Mundial de Clubes FIFA, em 2004.

Os atletas Marlon e Kevin representaram todos os atletas da era profissional do clube. Depois, a parceria com a prefeitura de Carlos Barbosa foi destacada. Marcos Zanatta, prefeito no ano de fundação do clube, e Fernando Xavier da Silva, atual prefeito receberam as homenagens.

Por fim, foi a vez dos fundadores receberem a homenagem: Shéi, representado por sua esposa Marisa Guerra, e Clovis Tramontina. O presidente de honra vitalício do clube recordou com emoção da história e dos desafios da equipe desde a criação da equipe. “Lembro que eu falava para a minha mãe: ‘meu sonho é viajar de avião com o time’. Nós conseguimos e hoje nós já viajamos o mundo todo”.

Após o jantar a cantora barbosense Laura Dalmás interpretou o hino da ACBF. E depois do corte do bolo de 40 anos o show continuou no Salão Paroquial da cidade.

Notícia: Assessoria de Comunicação – ACBF
Imagem: Ulisses Castro