Restam quatro rodadas para o desfecho da primeira fase da LNF 2022. A definição dos 16 melhores que irão disputar os Playoffs se dará em um pequeno espaço de tempo. Suficiente para quem tem posição boa, melhorar e quem ainda não está, acelerar. ACBF, São José e Marreco são três desses exemplos.

Na ponta de cima da tabela, a ACBF só está atrás do líder e invicto Magnus. O time gaúcho ocupa o segundo lugar com 38 pontos. Sabendo que a partir da eliminatória a competição muda de figura e que as vantagens são pequenas, o treinador Edgar Baldasso observa o cenário depois da vitória por 5 a 1 sobre o Corinthians.

Ulisses Castro

Edgar Baldasso conduz o time da ACBF em ótima campanha. Foto: Ulisses Castro

“Avalio como muito positiva. Estamos fazendo uma grande campanha com 12 vitórias em 17 jogos, algo próximo de 75% de aproveitamento. Isso seria pontuação de líder, mas esse ano são quatro equipes deslocadas com pontuação altíssima. Dentro desse parâmetro são números muito favoráveis, ainda mais com os percalços com atletas importantes”.

Se a primeira fase terminasse hoje, o São José teria que decidir em casa o jogo decisivo do mata-mata. Na nona colocação com 28 pontos, o time está embalado. No recorte das cinco últimas partidas foram três vitórias, sendo a última fora de casa por 6 a 0 fora de casa sobre a Assoeva. Uma campanha dentro das expectativas da comissão.

“É boa. A gente vem trabalhando muito forte e estudando um adversário de cada vez, passo a passo. Estamos nos mantendo no meio da tabela, mas queremos melhorar e ficar entre os oito primeiros. A perspectiva é boa e esperamos fazer uma boa oitavas de final”, comenta o técnico Douglas Navas.

Brenno Domingues

Douglas Navas vê espaço para crescimento no São José. Foto: Brenno Domingues

No mesmo, recorte dos últimos 15 pontos disputados, o Marreco também quer aproveitar o embalo. Depois de três derrotas, foram duas vitórias seguidas, a última diante do Campo Mourão por 5 a 2. O detalhe está no comando do time: Banana chegou a pouco no clube e conduz o time na recuperação.

“Tentei equilibrar a equipe, para suportar esses momentos, como quando contra Campo Mourão, em que o placar foi criado, de repente ficou 4×2 e tivemos concentração para vencer a partida. Os erros individuais estão diminuindo e vamos seguir tentando melhorar”, garante.

Neto Cajaíba

Banana chegou há pouco tempo no Marreco. Foto: Neto Cajaíba

As três equipes voltam à quadra na próxima rodada. No domingo no mesmo horário, 11h, a ACBF visita o líder Magnus e o Marreco também atua fora de casa contra o Joinville. Na terça-feira, 19h, o São José recebe o lanterna Blumenau.