A prefeitura concluiu a estrutura do hospital de campanha montado na arena multiuso, em Sorocaba (SP), para tratar de casos de Covid-19. No total, o local receberá terá 84 leitos, cinco deles para atendimento de urgência.

Foto Reprodução/TV TEM

Cada um dos leitos do hospital de campanha montado na arena multiuso será individualizado. Foto: Foto Reprodução/TV TEM

Ainda estão faltando respiradores, camas e outros equipamentos que serão usados para tratar os pacientes. A prefeitura vai divulgar nos próximos dias como vai fazer a compra dos equipamentos e como o hospital temporário será administrado.

Todos os leitos do hospital são individuais e são separados apenas por divisórias. Cada leito tem nove metros quadrados e possui piso lavável, específico para hospitais, que precisou ser instalado na quadra da arena esportiva.

Estrutura do hospital de campanha é finalizada na Arena Sorocaba. Veja AQUI

O hospital também recebeu peças de plástico transparente que ajudam na circulação adequada do ar e já recebeu as instalações elétricas e hidráulicas.

Segundo a prefeitura, a previsão é de que pelo menos 60 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos, trabalhem no local, se revezando e mantendo o atendimento ativo 24 horas por dia.

“O período da curva epidemiológica de Sorocaba, esperamos que seja daqui duas semanas, por isso o funcionamento do hospital será desenvolvido em função disso”, afirma Irma Saboya, coordenadora do Núcleo de Urgência e Emergência.

A prefeitura não tem previsão de quando o hospital começará a receber os pacientes, pois isso dependerá da evolução da doença em Sorocaba.

Ainda nesta semana a prefeita Jaqueline Coutinho decidirá se contrata uma empresa para gerir o hospital ou se a própria administração pública fará a gestão. Empresas especializadas devem enviar até o final desta semana os orçamentos com os valores para a administração do hospital.

Hospital de campanha contra coronavírus está com estrutura pronta em Sorocaba. Veja AQUI 

De acordo com a prefeitura, inicialmente o contrato será de 60 dias, podendo ser prorrogado. A prefeitura ainda não tem previsão de quanto deve gastar com o que falta para o hospital funcionar. Até agora, a construção da infraestrutura já custou R$ 850 mil.

O hospital de campanha não terá portas abertas. Só serão recebidos com encaminhamento médico de outras unidades de saúde e com quadro de coronavírus confirmado.