Assessoria Foz

Willian e Welinton integram o time principal do Foz Cataratas. Foto: Assessoria Foz

O trabalho do Foz Cataratas com os jovens da cidade de Foz do Iguaçu é atualmente uma referência no Brasil. O time tem o projeto de base classificado como um dos melhores do país. E nesta semana a RPC, afiliada da TV Globo, contou mais uma história de continuidade desse trabalho, que vai muito além do jogo, da partida, da vitória ou da derrota.

A RPC fez uma reportagem narrando a trajetória dos irmãos Brandão, do bairro Porto Meira. Hoje, Willian e Welinton integram o time principal do Foz Cataratas, que representa a cidade de Foz do Iguaçu nas principais competições nacionais e estaduais do esporte.

Assessoria Foz

Clube aposta na base para formar talentos. Foto: Assessoria Foz

Há pouco tempo, os dois atletas profissionais eram dois adolescentes da periferia de Foz do Iguaçu que sonhavam orgulhar a comunidade em que moram e a família.

Irmãos Brandão, histórico – Ano de 2014. Willian Brandão dá sua primeira entrevista. Ele comenta sobre o sonho de ser jogador. Fala das dificuldades da vida e do orgulho da mãe. Na ocasião, o irmão mais novo, Welinton, fala que iria seguir os passos do irmão. O apresentador Anderson Frigo diz que iria acompanhar a história.

Setembro de 2020.  Weliton, o menino persistente, aquele que guardou na memória o sonho de ser jogador, hoje integra o time principal ao lado do irmão. E para a surpresa do projeto Foz Cataratas, essa história foi contextualizada.

Foz Cataratas conta com irmãos no elenco para essa temporada (2020)

Base de talentos – O Foz Cataratas Futsal é tradicional em revelar novos talentos para a modalidade. A cada temporada os meninos da categoria Sub-20 são preparados para o desafio de integrar a equipe adulta.

Neste ano, a história se repetiu com o fixo Euller Rodriguez “Pajé”, também com o ala-direito Guilherme Lobo e o pivô Matheus Adorno “Paraguá”; mais recentemente foram convidados o ala-esquerdo Welinton Brandão, que passou pelo projeto social CAIA, que atende jovens e adolescentes em situação de risco e o fixo Marcos Alexandre Brito, ex-jovem aprendiz na Itaipu Binacional

Dos 22 atletas que defendem a camisa do Time das 3 Fronteiras, 12 são nascidos em Foz do Iguaçu, motivo que enche de orgulho a imensa torcida iguaçuense.

Quem somos? – Associação Unipa, portadora do CNPJ 11.840.357/0001-02, entidade sem fins econômicos, sediada na Rua Lisboa, 510, Jardim Alice I – Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu, mantenedora da equipe Foz Cataratas Futsal, tem como objetivo desenvolver a modalidade de futsal, apoiando as categorias de base e o time adulto para a participação em campeonatos, em nível local, estadual e nacional.

A gestão da Associação Unipa segue diretrizes de responsabilidade social, profissionalismo e transparência. Por meio da equipe Foz Cataratas Futsal, inspiramos, motivamos e oportunizamos aos jovens a prática esportiva, selecionando e aprimorando suas aptidões físicas, motoras e psicológicas, visando a resultado esportivo e social.

O esporte possui um cunho social de extrema relevância e faz parte da cultura brasileira, ocupando espaço importante na vida das pessoas, principalmente das crianças e dos jovens, como reflexo da influência dos eventos esportivos divulgados pela mídia e da identificação com ídolos.

Resultados esportivos dos últimos três anos

Menino que veio de projetos sociais faz sucesso no Paranaense (2014)

No ano passado, o Foz Cataratas conquistou o bicampeonato paranaense de futsal (2018/2019).

Em 2017, a equipe conquistou o terceiro lugar na Liga Nacional de Futsal. Em 2018 e 2019, também teve participações brilhantes, classificando-se novamente entre os times finalistas.

Em 2019, em sua primeira participação na Taça Brasil de Clubes, o Foz Cataratas Futsal alcançou a quinta colocação. Neste ano, a competição será realizada no mês de outubro, e se espera uma classificação ainda melhor.

A nossa equipe sub-20 conquistou o pentacampeonato paranaense e se tornou a maior campeã dessa categoria no estado. Todos os anos são revelados talentos, e os que mais se destacam são projetados no time adulto.

Atualmente, as categorias de base do Foz Cataratas estão classificadas entre as melhores do futsal brasileiro. Com essas conquistas, o time projetou Foz do Iguaçu no cenário esportivo nacional, principalmente pela paixão da nossa torcida, que lota o Ginásio de Esportes Costa Cavalcanti e faz um belo espetáculo nos jogos. O nosso time permite à população da nossa cidade viver as emoções de grandes jogos e se orgulha de participar do melhor futsal do país.

Assessoria Foz

Dos 22 atletas que defendem a camisa do Time das 3 Fronteiras, 12 são nascidos em Foz do Iguaçu,. Foto: Assessoria Foz