Joao Paulo Benini

Ala dracenense Lucas Freitas é ex-atleta do Pulo Futsal, adversário na final da LPF 2020. Foto: Joao Paulo Benini

A final inédita e em partida única promete. Nesta sexta-feira (11), às 22h, Intelli Tempersul e Pulo Futsal, de Campinas, decidem o título da Liga Paulista de Futsal 2020, no Ginásio Gigantão, em Araraquara. E, pelos lados do Dracena, não poder jogar em casa ao menos um jogo, como ocorre em decisões realizadas em ida e volta, é um dos três fatores lamentados. Os outros dois são os desfalques e o desgaste acumulado na temporada. Mas o time do Oeste Paulista também teve pontos positivos para destacar no decorrer da preparação.

Além da motivação e alegria por chegar à final da LPF pela primeira vez, a Intelli Tempersul conta com as dicas dadas por Lucas Freitas. Reforço dracenense para este ano, o ala é ex-atleta do time campineiro. E ele relembra as “guerras” que travou com sua atual equipe, em um cenário que deve ser parecido e talvez ainda mais intenso no jogo em Araraquara.

O conhecimento que ele traz de seus ex-companheiros, agora adversários na final estadual, é visto como um fator que poderá ajudar muito sua atual equipe. Isso porque o Pulo Futsal tem vários atletas que estão no grupo há cerca de quatro, cinco anos, como destacou Lucas, que sabe bem o estilo de seus antigos parceiros.

– Creio que sim. Já vim aqui duas vezes, jogar contra o Dracena, e adianto que não foi fácil. Foram dois entraves, duas guerras, para falar a verdade. E sim, ajuda porque conheço alguns dos atletas. Têm atletas que já estão há quatro, cinco anos lá. E conheço eles bem.

Essa contribuição extra entregue por Lucas ganha ainda mais importância diante de algumas adversidades somadas pelo Intelli Tempersul. Como destacaram o ala Dario e o técnico Bruno Silva, a temporada atípica e desgastante exigiu um pouco mais durante os dois jogos da semifinal contra o Taubaté.

Por isso, os trabalhos que antecederam a viagem para Araraquara, a cerca de 430 quilômetros de casa, tiveram foco na recuperação dos atletas. Apenas alguns ajustes táticos foram feitos, com base naquilo que pode ser esperado do Pulo, dono da melhor campanha na competição.

Quanto aos desfalques, a Intelli Tempersul não contará com João Salla, que vinha entrando no quarteto titular, Marcelo Russas e o goleiro Ronaldo. Os três foram expulsos no jogo de volta contra o Taubaté, no Alaor Ferrari. Mas tem retorno também. Joãozinho está de volta. Após ficar fora dos últimos compromissos, o ala se recuperou de lesão.

O pivô Vitinho foi quem falou sobre o fato da decisão ser distante de casa, mesmo em período de pandemia, com os torcedores acompanhando de longe.

– O fator caso nos ajuda, mesmo sem a torcida. A gente vem fazendo bons jogos em casa, mas essa questão da quadra neutra irá atrapalhar eles também.

Em caso de empate no tempo normal, o jogo vai para a prorrogação. Persistindo a igualdade, a decisão irá para os pênaltis.