João Paulo Benini

Equipe venceu nos pênaltis. Foto: João Paulo Benini

O Intelli Tempersul é o campeão da Liga Paulista de Futsal 2020. A equipe levantou o caneco contra o Pulo após 50 minutos de jogo (40 no tempo regulamentar e 10 na prorrogação) e 16 cobranças de pênalti. Os placares ficaram 3 a 3, 0 a 0 e 6 a 5, respectivamente. Haja emoção na noite desta sexta-feira (11) e início de sábado (12), no Ginásio Gigantão, em Araraquara. Alegria maior ainda para Rhuan, goleiro que defendeu a última tentativa do time de Campinas.

O título coroa um projeto de cinco anos da equipe da Nova Alta Paulista e uma parceria firmada nesta temporada com a Intelli, ex-Orlândia e São Carlos. E faz o time se juntar a Corinthians, Sorocaba e AABB na sala de troféus da competição. Outro sabor da conquista é o fim do “quase” da parceira dracenense, vice-campeã da Liga em duas ocasiões.

Ranking dos campeões da Liga Paulista

5 títulos – Corinthians (2013, 15, 16, 18 e 19)
2 títulos – Sorocaba (2014 e 17)
1 título – Dracena (2020) e AABB (2012)

O jogo

Foi na raça! Para honrar as dificuldades que um time sediado a mais de 600km da capital paulista tem para se manter em um esporte de alto rendimento. Foi quente! Para honrar o calor que faz em Dracena. Foi de forma heroica! Para honrar o apelido da cidade. Cidade milagre!

O Pulo chegou a ficar com uma mão na taça. Abriu 3 a 1 quando faltavam pouco mais de 10 minutos para o fim do tempo normal. Até lá, o roteiro foi o seguinte: Gafanha inaugurou o placar. A 16:59 do intervalo, o experiente pivô recebeu lançamento com a mão do goleiro Bruno Donha, girou sobre a marcação de Paulo Victor e o marcou para o Pulo. A bola passou por baixo da perna direita do goleiro Pedrinho antes de entrar.

Um minuto depois veio o empate. Tatinho rolou na cobrança de falta para Dario, ele chutou, a bola bateu na marcação e em Vitinho e foi para o fundo das redes. O gol foi assinalado para Dario. O time de Campinas voltou a ficar na frente do placar a 10:30 do intervalo. Maneca aproveitou bobeada do Intelli na defesa, chutou da intermediária e fez. A bola entrou mansamente no gol de Pedrinho.

O terceiro dos campineiros foi novamente de Maneca. O Pulo saiu bem de trás tocando, Pedrinho chutou para o meio da área, Tatinho tentou cortar, e a bola ficou livre para o camisa 9.

Título decidido? Agora é só controlar? Nada disso! O esporte se chama futsal, e do outro lado está o representante da Cidade Milagre. Dario diminuiu a 9:18 do fim. Em jogada de raça, Tatinho finalizou após cobrança de escanteio, Vitinho brigou pela bola, e ela sobrou livre para o camisa 4 fazer o segundo dos dracenenses.

O empate veio a cerca de 4 minutos para o término. Bruno, o nome da classificação à final, empatou. De tanto insistir, o time da Nova Alta Paulista foi premiado após chute de média distância. Bruno Silva se preparava para colocar o goleiro-linha e desistiu da tática.

A reta final do tempo normal e os 10 minutos da prorrogação foram bastante amarrados, com exceção de um milagre do goleiro Pedrinho. No fim da primeira etapa do tempo extra, ele defendeu chute frontal de Gafanha, sem marcação.

João Paulo Benini

Foi na base da superação, Pulo chegou a estar na frente do placar. Foto: João Paulo Benini

Os pênaltis

Depois de dois empates, vieram as penalidades máximas. A cronologia:

Tatinho fez para o Dracena
Valtinho empatou
Paulo Victor mandou na trave
Caio Dias chutou para fora
Alemão defendeu a cobrança de Vitinho
Pulo ficou na frente, com gol de Luís
Dario empatou
Rhuan defendeu o de Tayson
Lucas Freitas fez
Gafanha fez
No primeiro dos alternados, Bruno fez para o Dracena
Biro empatou
Felipe Reis recolocou o Dracena em vantagem
Pedrinho deixou tudo igual
Sandrinho marcou
E Rhuan defendeu o pênalti de Maneca. A bola bateu na barriga do arqueiro e na trave