Intelli Divulgação

Reunião na tarde desta quarta-feira definiu data de retorno dos atleta. Foto: Intelli Divulgação

A Intelli Tempersul definiu uma data para que os atletas voltem à cidade. Será no domingo (7). Posteriormente, esses jogadores e todos os integrantes do time passarão por testes para a Covid-19, na segunda (8). Se tudo correr bem, a expectativa é que os treinos presenciais sejam retomados na quarta (10).

As definições dão início ao processo de retomada dos trabalhos em conjunto e foram sacramentadas em uma reunião online nesta quarta-feira (3). Diretoria, atletas e comissão técnica participaram, inclusive o médico da equipe, Marcelo Mansano. O protocolo está dividido em dois momentos.

A primeira fase, denominada “Distanciamento”, trata da chegada dos atletas e comissão técnica na noite de domingo (7), oportunidade em que todos que estão fora de Dracena serão hospedados em apartamentos individuais no hotel Via Park.

Ainda no estágio inicial, haverá testagem para COVID-19 já na segunda-feira (8). Também serão disponibilizados álcool em gel, máscaras e luvas para uso obrigatório, e foi solicitada a comunicação imediata de sintomas suspeitos ao médico do clube, Dr. Marcelo Valentim Mansano. Nesta fase haverá a divisão dos atletas em grupos reduzidos, que de modo algum se cruzarão durante os trabalhos.

Na etapa seguinte, chamada de “Contato Físico”, os atletas e comissão técnica deverão chegar aos locais de treinamentos (Academia do Bandeira e Vidrosul) devidamente trajados, evitando o uso dos vestiários. Esses espaços deverão estar devidamente higienizados de acordo com as orientações sanitárias.

O protocolo ainda prevê a manutenção de ações básicas no dia a dia da equipe, tais como: cuidados no transporte, uso de máscara, higienização adequada de mãos de material de treinos, distanciamento social, uso individual de garrafas e objetos pessoais, manutenção dos ambientes arejados, deslocamento restrito da casa para o local de treinamento etc.

“Tomamos as precauções necessárias para que esta retomada de atividades seja acompanhada de um protocolo rígido”, disse Cidão, supervisor da equipe. “Fizemos reuniões virtuais com atletas e comissão técnica para que todos estejam a par das regras e para que este retorno seja pautado pelos cuidados mais do que necessários nesse momento”, completou.

Até o protocolo ser definido, ocorreu uma mobilização entre os patrocinadores do time. Os jogadores que chegarão à cidade ficarão em um hotel em quartos separados. Na segunda-feira, os integrantes da equipe vão até o local que realiza os testes para a Covid-19 em Dracena, em frente à Santa Casa. Se alguém testar positivamente, iniciará o isolamento total.

Antes de começar a treinar, o grupo passará por novos exames e testes, aqueles que são realizados em época de pré-temporada. Porém, esta etapa e o momento de retomada das atividades são vistos com muita cautela. A equipe se preocupa em cumprir um planejamento de cada vez, e as primeiras atenções estão voltadas aos testes de Covid-19.

 

Faz tempo

A Intelli Tempersul não treina em grupo desde o dia 19 de março, ou seja, há dois meses e meio. Neste período, alguns jogadores optaram por seguir na cidade e outros voltaram para suas casas. Com treinos a distância, o acompanhamento continuou sendo realizado pela comissão técnica.

Estão no grupo que está fora da cidade: os goleiros Pedrinho e Ronaldo, o fixo Bruno Kosloski, os alas Joãozinho, Lucas Freitas e Sandrinho, o pivô Rodrigo Gomes, o preparador físico Vitor Vianna, a fisioterapeuta Ludmila Castro e o supervisor Cidão

 Outro retorno definido

A Liga Paulista de Futsal definiu o reinício das competições para setembro. Ficou decidido também que haverá uma única competição (Liga Paulista). Assim, a Copa Paulista, que neste ano ganhou a nomenclatura de Copa LPF, sai do calendário 2020.