LNFS

Jogadores do Inter FS comemoram o título. Foto: LNFS

O Inter FS foi proclamado campeão da Copa de Espanha Comunidade de Madrid 2021 ao vencer o Barça na final (6-1). Os comandados de Tino Pérez, que começaram perdendo graças ao gol de Ximbinha, voltaram do jogo para conquistar a décima primeira taça. As vitórias contra Palma Futsal, Jimbee Cartagena e Barça, na inédita final, permitiram à equipe Interista levantar uma Copa da Espanha que não levantava desde a edição de 2017 em Ciudad Real. Por seu lado, os comandados do Andreu Plaza, vencedores das duas últimas edições (Valência 2019 e Málaga 2020), estiveram prestes a repetir o marco da obtenção de três Taças de Espanha consecutivas.

Inter FS e Barça se encontraram pela primeira vez na história da competição na grande final da Copa Espanhola de Futsal. O WiZink Center foi palco de uma partida inédita que começou com os homens de Andreu Plaza dando o primeiro aviso através de Ferrão. Segundos depois, Dyego, logo após um escanteio, quase marcoou com um voleio preciso. Na terceira, o time de  Ciudad Condal abriu o placar. Ximbinha, aos quatro minutos, fez seu terceiro gol na competição após receber a bola no pivô. Por parte de Tino Pérez, que não se sentiu confortável nos primeiros minutos, encontrou a primeira oportunidade clara com um arremate de Fer Drasler que não entrou. No entanto, a equipa catalã continuou a carregar o peso do jogo, obrigando os Interistas a parar o jogo com um tempo debitado. Anteriormente, Marcenio tinha desfrutado de uma nova chegada ao gol de Jesús Herrero com um chute à distância.

O tempo debitado serviu para que os madrilenos melhorassem o desempenho no 40×20. Exemplo disso foi o chute muito perigoso de Dani Saldise que obrigou Dídac a intervir para evitar o gol do empate. Na resposta, André Coelho estava prestes a fazer o segundo na cobrança de falta em posição semelhante ao seu gol na semifinal. No entanto, o Inter FS, que tinha tomado grande parte da posse de bola, passou a igualar o número de chutes ao rival com investidas perigosas aos pés de Éric Martel, Cecilio ou Pito. Isso fez com que a festa começasse a ser disputada no campo do Barça obrigando Dídac a atuar para evitar o gol empatado. Tanto que o Inter FS não demorou a transferir o domínio para o placar, restabelecendo o empate inicial. Uma falta na entrada da área permitiu a Éric Martel marcar um contra um com um poderoso chute direto que Dídac não conseguiu defender.

O gol abriu uma nova fase do jogo onde a equipe do Inter tentou aproveitar o momento de confiança após o gol para tentar chegar à frente no placar. Entrando aos cinco minutos de jogo, o Inter FS tocou o segundo com um chute à trave de Dani Saldise, porém, não seria senão segundos depois quando o jogador nascido em Irurtzun deu a bola rápida para Borja para que o camisa 12, no poste mais distante, empurre a bola para o fundo da rede. Éric Martel e Cecilio tiveram duas novas oportunidades, mas dois chutes de calcanhar foram perdidos por pouco no gol de Blaugrana.

A passagem pelos vestiários restaurou a igualdade nos primeiros minutos do segundo tempo. Alguns compassos de jogo que foram marcados por uma contínua troca de chances perigosas nos dois gols. Porém, Dyego teve a chance mais clara no início dos segundos vinte minutos de jogo com um chute a gol que, após tocar em Eric Martel, acabou colidindo com a trave da baliza defendida por Jesús Herrero. Da posse de bola vieram os melhores minutos para Andreu Plaza. Apesar disso, e ao contrário do primeiro tempo, o Inter FS não saiu de jogo procurando continuar criando perigo em relação ao gol rival. Este favorecido pela expulsão de Marcenio por duplo cartão amarelo permitiu aos de Tino Pérez aproveitar a superioridade para, através de Borja, conseguir dois golos de vantagem no jogo.

Como aconteceu após o empate em 1 a 1, a equipe da Comunidade de Madrid aproveitou a confiança após o gol para refrear seus melhores momentos na quadra do WiZink Center. Aos nove minutos do segundo tempo, uma ação de estratégia na lateral entre Éric Martel e Cecilio serviu para que o ex-jogador do Osasuna Magna Xota com um chute poderoso da lateral ultrapassasse Dídac para fazer o quarto gol subir ao placar. A desvantagem de três gols obrigou Andreu Plaza a pedir um tempo e arriscar no jogo do goleiro. A mais de dez minutos do final, o elenco do Blaugrana baseou suas opções de empate com Daniel Shiraishi atuando como goleiro. A primeira opção clara com este em pista veio nas chuteiras de Matheus que com um poderoso remate de fora tentou surpreender Jesús Herrero. Apesar da tentativa do Barça, o gol acabou chegando o gol contrário. Um erro de Dyego na saída da bola fez Cecílio agarrar a bola e com uma sutil vaselina ultrapassou Dídac para fazer o quinto.

O sexto chegaria poucos segundos depois, no trigésimo segundo minuto, e foi obra de Dani Saldise, artilheiro do Inter FS, que recolheu uma bola com o visitante atuando como goleiro para, de seu campo, voltar a aumentar a vantagem do o Madrid no brilhante. Bernat Povill, em seus primeiros minutos na quadra, estava prestes a fechar o placar com um chute no segundo poste. Sem tempo para mais, o Inter FS acabou se autoproclamado campeão da Copa da Espanha de 2021.