Diego Souza

Jaraguá tem a vantagem para o segundo jogo. Foto: Diego Souza

Falta só um passo para o Jaraguá alcançar a decisão da Copa do Brasil de forma inédita. Na noite desta quarta-feira (25), o Aurinegro superou os desfalques e venceu o Juventude por 2 a 1, na Arena Estadual do Oeste do Pará Professor Djalma Lima, em Santarém (PA), pelo jogo de ida da semifinal.

Felipe colocou a equipe jaraguaense na frente, mas Lucão empatou para os donos da casa no primeiro tempo. Já na etapa final, Torres voltou a colocar o Jaraguá em vantagem e o time ainda criou boas oportunidades para ampliar, inclusive, um tiro-livre direto. O terceiro não saiu, mas não fez falta.

Situação do confronto e jogo da volta

Com a vitória, o Aurinegro tem a vantagem do empate na partida da volta, em casa, para garantir classificação. Para equipe paraense, é necessário vencer no tempo normal para levar a disputa à prorrogação. Se isso acontecer e o tempo extra terminar empatado, a vaga será decidida nas penalidades. O duelo que decidirá o adversário do Ceará na final será neste domingo (29), às 18h, na Arena Jaraguá.

Primeiro tempo

Com seis desfalques e apenas oito jogadores de linha, sendo dois do Sub-20, o Jaraguá deixou a bola mais com o time da casa. E com essa estratégia, soube controlar bem o início do jogo.

Na primeira chance, Leco acertou a trave em jogada de bola parada. Na segunda, saiu o gol. Aos 5 minutos, Eka deu belo passe de letra para Felipe, que praticamente em seu primeiro toque na bola, bateu forte rasteiro no canto esquerdo para abrir o placar.

Mas depois do gol, só deu Juventude. Sem conseguir ficar com a bola e dando espaços ao adversário, o Aurinegro viu o time paraense pressionar e criar muitas chances. João Neto segurou o quanto pôde e fez, pelo menos, cinco grandes defesas. Mas, aos 18, não teve jeito.

Quando o Jaraguá saía para o ataque, Eka foi pressionado no meio da quadra por Bruno Rato, que roubou a bola e serviu na direita para Lucão, que chutou cruzado para deixar tudo igual.

Segundo tempo

Jaraguá voltou do intervalo com uma postura mais agressiva, deixando o jogo mais equilibrado, aberto e com maior intensidade. Na primeira metade, as equipes alternaram bons momentos, obrigando João Neto e Saraiva a fazer boas defesas. Aos 10 minutos, o time jaraguaense sofreu uma grande baixa, com a saída de João Neto machucado para dar lugar a Jean Reis. Mas se mostrou organizado na defesa e melhorou muito ofensivamente, tanto que chegou ao segundo gol logo depois.

Em cobrança de escanteio, Torres se desvencilhou da marcação e recebeu passe de Eka. Sozinho, na marca do pênalti, o camisa 16 bateu no alto e colocou o Aurinegro novamente em vantagem. Mesmo na frente, a equipe seguiu com maior volume de ataque e ficou mais perto de ampliar do que sofrer o empate.

Felipe travou uma disputa individual com Saraiva. Foram três boas oportunidades, todas defendidas pelo goleiro, inclusive, um tiro-livre direto após os donos da casa cometerem a sexta falta. Já Jean Reis pouco trabalhou, mas quando foi exigido, deu conta do recado. Faltando dois minutos para o fim, o Juventude colocou o goleiro-linha em quadra e quase empatou no último segundo, mas Lino desperdiçou dentro da grande área.

Diego Souza

Equipe está a um passo da final da Copa do Brasil. Foto: Diego Souza