Lucas Pavin

Jaraguá tem problemas para a decisão. Foto: Lucas Pavin

Chegou a hora torcedor. A hora em que o multicampeão Jaraguá volta a disputar um título nacional em busca da retomada dos seus tempos de glória. Dois jogos separam o clube da conquista inédita da Copa do Brasil, sendo que os primeiros 40 minutos se desenrolam neste domingo (19), no confronto de ida da final, contra o Ceará, às 19h, no ginásio Vozão, em Fortaleza (CE).

Para quem se acostumou a levantar taças ao longo de sua história, o hiato de cinco anos desde a última conquista, que foi na Supercopa, diante do Carlos Barbosa, incomoda. E não dá para esconder. Recolocar um gigante no caminho dos títulos traz um peso e uma responsabilidade tamanha, que gera uma certa ansiedade até para quem tem uma longa bagagem no esporte.

“É saudável estar nesse momento, porque construímos a oportunidade. Mas também tem as ameaças e a nossa é a ansiedade de privar de fazer um bom trabalho. Por essa razão, priorizamos as qualidades do adversário, mas com muita serenidade e avolumando o que temos feito de crescimento. O mais importante é ter um nível de concentração bem alto e o mental bem fortalecido, porque será um jogo muito difícil”, disse o técnico Fernando Malafaia.

E as dificuldades previstas pelo treinador se justificam. O Ceará pode até não estar na Liga Nacional, mas já foi finalista da Copa do Brasil no ano passado e vem embalado por uma classificação heroica sobre o Corinthians, em pleno ginásio Wlamir Marques, em São Paulo.

Ou seja, é um oponente cheio de confiança e com potencial muito maior em relação ao Juventude, outro time do Nordeste com características semelhantes e que criou dificuldades ao Aurinegro na semifinal.

“O Juventude tinha um jogo todo pautado no 1 pra 1, mas com jogadores sem muita rodagem. O Ceará tem as mesmas qualidades, mas muita rodagem, com jogadores muito experimentados que já jogaram Liga Nacional. Eles têm uma capacidade maior de jogo por conta da vivência dos seus atletas e por fazer bons jogos”, avaliou Malafaia.

A força do adversário já ficou comprovada. Porém, do outro lado tem a tradição de um Jaraguá, com jogadores renomados e confiantes em construir um bom resultado no Ceará para decidir o título em casa.

Desfalques e onde assistir

O Jaraguá viajou ao Nordeste com os mesmos quatro desfalques da semifinal contra o Juventude. O pivô Dill segue lesionado e só deve voltar no jogo em Jaraguá do Sul, enquanto o fixo/ala Jhoy, e os alas Di Maria e Nenê, não estão inscritos na competição, que limita a entrada de novos jogadores até a segunda fase.

“Temos a experiência de superar obstáculos e nosso principal na Copa do Brasil é a falta de atletas. Mas isso faz parte do pacote da equipe que quer chegar. Nós chegamos. Agora, tem que fazer parte da equipe que quer ser vencedora e nos preparamos tecnicamente, taticamente e mentalmente para isso”, destacou Fernando Malafaia.

Para quem quiser assistir a decisão entre Jaraguá e Ceará, o confronto terá transmissão pelo canal do Youtube da CBFS TV.

Divulgação Ceará

Ceará chega embalado embora sem ritmo. Foto: Divulgação Ceará

Ceará sem baixas, mas “sem ritmo”

Contra o Jaraguá, o Vozão volta a disputar um jogo após quase um mês. A última vez que o time comandado por Deividy Hadson entrou em quadra foi no dia 20 de agosto, no segundo jogo da semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians.

Segundo o treinador, o período teve o lado positivo por recuperar atletas que estavam machucados, mas também negativo pela quebra no ritmo de jogo.

“Esse tempo sem jogos tem sido positivo pra gente recuperar alguns atletas que estavam sentindo algum desconforto muscular, além de aprimorar nossa parte física e ajustar alguns detalhes táticos”, disse. Deividy.

“Também tem o outro ponto, ficar sem jogar nos tirar um pouco do ritmo que vínhamos impondo nas partidas, coisa que o nosso adversário vem tendo, pois tá jogando o campeonato estadual”, completou.

Formato de disputa e jogo da volta

Assim como nas fases anteriores, em caso de dois resultados iguais ou uma vitória para cada lado, a disputa vai à prorrogação. Persistindo o empate no tempo extra do jogo da volta, o campeão será definido nas penalidades.

O duelo decisivo está marcado para o domingo da semana que vem, dia 26 de setembro, às 19h, na Arena Jaraguá.

Campanhas

O Aurinegro chega à decisão invicto após eliminar Pato, Guarani (RS), Umuarama e Juventude (PA). Já o Vozão sofreu uma derrota, mas despachou Sampaio (PI), Balsas (MA), Itaporanga (SE) e Corinthians.