Paulo Sauer

Jaraguá encara o Concórdia em partida única. Foto: Paulo Sauer

Chegou a hora mais aguardada do Campeonato Catarinense de Futsal. Após nove rodadas na primeira fase, a competição inicia suas disputas de mata-mata nesta quinta-feira (3).

E o Jaraguá é uma das equipes que entra em quadra, em busca de uma das quatro vagas à semifinal. Na Arena Brusque, a equipe de Fernando Malafaia enfrenta o Concórdia, às 18h, em jogo único das quartas de final.

O avanço do novo coronavírus, com diversas regiões em estado gravíssimo em Santa Catarina, fez a Federação mudar o formato da reta final, transformando todos os confrontos eliminatórios, inclusive a decisão, em apenas uma partida.

A alteração tira a vantagem que o aurinegro teria de decidir o duelo de volta, em casa, pela conquista da campanha de vice-líder contra a de sétimo colocado do time do Oeste na etapa classificatória. Porém, o desfecho do campeonato sobressaiu a vontade de todos do elenco, que sonha com coisas grandes no Estadual.

“Ficamos felizes em saber que a competição vai terminar, o que seria muito difícil se ficasse no modelo antigo, e todos os clubes compreenderam essa situação. Ainda não chegamos ao meu conceito de jogo, mas melhoramos no desenvolvimento e caminhamos com chances de chegar na final do Catarinense”, destacou Malafaia.

O segundo jogo pode até ter sido cancelado, mas, ao menos, o Jaraguá carrega a vantagem de um empate na prorrogação, caso a partida termine igualada no tempo normal. Ou seja, não há possibilidade de pênalti.

“Por ser um jogo só, não se pode errar. Temos que nos preparar mentalmente para isso, mas também taticamente e tecnicamente. O importante é todos entenderem que tem que terminar com a performance no alto para ultrapassar o desafio de um jogo só. Não se admite erro, porque a bola pune”, declarou o treinador Fernando Malafaia.

Para essa partida, que terá transmissão pelo Youtube da Federação Catarinense, o comandante ainda terá os desfalques do ala Éder e do ala/pivô Felipinho, entregues ao departamento médico. Por outro lado, conta com a volta do ala Ygor Mota, recuperado de lesão.

Quem vencer faz a semifinal já na sexta-feira (4), às 18h, na mesma Arena Brusque, contra o ganhador de São Lourenço x Joaçaba.

Respeito ao adversário

Diante de um Concórdia formado só por jovens do elenco Sub-20 no profissional, o Jaraguá chega para o embate com amplo favoritismo.

Mas isso não quer dizer muita coisa. Que diga o próprio time do Oeste, que impôs o primeiro tropeço do aurinegro na atual edição do Catarinense.

Após três vitórias nas primeiras rodadas, a equipe jaraguaense chegou embalada para enfrentar o Concórdia em seu quarto compromisso no torneio, no dia 16 de novembro.

Mas a garotada do adversário aprontou e o time precisou suar muito para conseguir um empate em 2 a 2, na Arena, na estreia do técnico Fernando Malafaia.

Depois desse jogo, o Jaraguá continuou bem e se classificou entre os melhores colocados, enquanto o Concórdia avançou entre os últimos. Mas o duelo recente entre ambos faz o grupo de jogadores do aurinegro respeitar ainda mais o adversário.

“O futsal está muito igualado hoje em dia e por mais que seja um time (Concórdia) de jovens não se pode entrar em quadra pensando nisso. Temos que dar o máximo, sem desmerecer ninguém, porque as duas equipes vão para ganhar”, disse o pivô Ruan.