Depois de conquistar o eneacampeonato (9º) do Estadual, o Jaraguá Futsal (Pericó/CSM/Real Vidros/Kaiapo’s) tem outro motivo para comemorar. Novamente atletas da equipe foram convocados para a Seleção Brasileira: o ala/fixo Caio e o pivô Diego. Esta é a segunda vez que os jogadores são chamados pelo técnico Serginho Schiochet, neste ano. A primeira foi em outubro, para a disputa do Grand Prix 2015, quando o Brasil ergueu a taça, também, pela nona vez.

Agora eles atuarão nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2016, competição que acontecerá no Paraguai, a partir do dia 5 de fevereiro. Os convocados irão se apresentar em janeiro, para iniciar a preparação das eliminatórias. Logo em seguida o grupo embarca para o Paraguai, onde busca a vaga para o Mundial de 2016.

Os jogadores foram convocados no último sábado (5), dia da decisão do Catarinense 2015. Depois de focar e atingir o objetivo, que era ganhar o título, foi a hora de comemorar as duas conquistas. Para Caio, o sentimento é de alegria. “Tivemos uma primeira oportunidade na seleção este ano, fizemos o nosso trabalho da melhor maneira possível, e fomos reconhecidos. Ser escolhido para atuar em uma competição deste nível é muito gratificante”, diz Caio.

O Brasil está no Grupo A das eliminatórias, ao lado de Paraguai, Venezuela, Peru e Equador. Na chave B estão Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai e Bolívia. De acordo com informações da Confederação Brasileira de Futsal (CBFS), a tabela do torneio ainda será confirmada. As duas melhores seleções de cada grupo se classificam para a semifinal e as três melhores colocadas ao final da competição garantem vaga na Copa do Mundo. Por ser sede do Mundial, a Colômbia já está garantida.

Veja a lista de convocação

Goleiros – Gian (Carlos Barbosa), Tiago (Brasil Kirin) e Dudu (Krona);

Fixos – Caio (Jaraguá), Rato (InterMovistar) e Rodrigo (Brasil Futuro);

Alas – Ari (MFK Dinamo – Rússia), Daniel (InterMovistar – Espanha), Xuxa (Brasil Futuro), Fernandinho (MFK Dinamo – Rússia), Bateria (Barcelona – Espanha), Marcênio (Gazpron – Rússia);

Pivôs – Jé (Kairat – Cazaquistão), Pito (Carlos Barbosa) e Diego (Jaraguá).

Competência marcada no Grand Prix 2015

No Grand Prix, este ano, três atletas jaraguaenses ajudaram o Brasil a conquistar o título pela nona vez. As convocações foram Caio, Dian e Diego. Cada um deles conseguiu deixar a sua marca na seleção. Na primeira rodada, contra a seleção da Zâmbia, Diego marcou três e Dian um gol, de um jogo que terminou em 11 a 2 para o Brasil. Em seguida, ao vencer a Guatemala por 9 a 0, Diego marcou mais dois e Caio um. Já na final, contra o Irã, Diego foi responsável pelo primeiro gol brasileiro de um placar que ficou 4 a 3, e ajudou a definir o título deste ano.

Notícia: Gabriela Bubniak
Imagem: Jaraguá Futsal