A missão era complicada. Apesar do histórico favorável, vencer duas vezes – tempo normal e prorrogação – o Pato em seus domínios, seria necessário praticamente um jogo perfeito para o Jaraguá Futsal voltar à final da Liga Nacional após nove anos.

Luta, determinação e garra não faltaram, mas isso não foi o suficiente. Após perder o duelo de ida, em casa, o aurinegro não resistiu a força do adversário no ginásio Dolivar Lavarda e foi superado por 2 a 0 na manhã deste sábado (23), dando adeus ao sonho do pentacampeonato.

Mauricio Moreira

Neguinho em lance de ataque do Pato Futsal. Foto: Mauricio Moreira

Em um primeiro tempo equilibrado, o time paranaense foi para o intervalo em vantagem, com gol de Dudu, aos 10 minutos. Precisando da virada, a equipe jaraguaense teve pouco espaço para jogar e viu o Pato dominar a maior parte dos 20 minutos finais, levando o segundo gol logo aos 3 minutos, marcado por Tom, que definiu o resultado do confronto.

“Todo mundo se dedicou e se entregou até o final. Não conseguimos fazer o fator casa e sabíamos que íamos ser um jogo difícil. Agora é bola para frente e tem que parabenizar o Pato”, declarou o ala Richard.

Mauricio Moreira

Djony manteve a segurança no setor defensivo

“Os detalhes fazem a diferença e não tivemos efetividade nos dois jogos. Mas temos orgulho dessa equipe. Lutamos o tempo inteiro e contrariamos as estatísticas. Estou muito orgulhoso da nossa temporada e todos estão de parabéns. Que Jaraguá continue com essa história”, destacou o ala e capitão Oitomeia.

E agora?

Com a eliminação na semifinal da Liga Nacional, o Jaraguá Futsal se despede da temporada 2019 e já inicia planejamento para o ano que vem. Além da semi na LNF, o aurinegro participou do Estadual (caiu nas quartas de final), Jogos Abertos de Santa Catarina (caiu nas quartas de final), Copa Três Coroas (campeão) e Copa Uniasselvi (vice-campeão).

Nos próximos dias, a diretoria já deve anunciar as primeiras novidades no elenco de quem sai, fica e chega ao clube no ano que vem. Já o Pato buscará o bicampeonato consecutivo da Liga, contra Magnus.

Mauricio Moreira

Pato irá enfrentar o Magnus na decisão da LNF2019. Foto: Mauricio Moreira

O jogo

Com o Jaraguá precisando da vitória para forçar a prorrogação e o Pato tentando aumentar a vantagem construída no jogo de ida, o primeiro tempo foi aberto, com bons momentos para os dois lados.

O Pato foi quem começou levando perigo, com Jhow carimbando o travessão em cobrança de falta, aos 2 minutos. Aos 7, foi a vez do aurinegro parar na trave, com João Guilherme após falta ensaiada.

Logo depois, o próprio camisa 51 e Nicolas quase abriram o placar, mas pararam em grandes defesas de Djony. Mas quando os visitantes eram melhor, o time paranaense tirou o zero do placar, aos 10 minutos.

Em rápido contra-ataque, Jhow recebeu passe na ala esquerda e achou Dudu sozinho no segundo pau, que só teve o trabalho de empurrar para as redes.

O gol deu confiança para os donos da casa, que dominaram a parte final e só não ampliaram o marcador por conta de ótimas intervenções de João Neto.

Segundo tempo

O Pato voltou do intervalo em ritmo acelerado. Logo nos primeiros minutos, João Neto evitou o segundo gol dos mandantes em duas oportunidades. A pressão era grande, até que, aos 3, Tom girou sobre Nicolas e soltou uma bomba no alto, sem chances para João Neto: 2 a 0.

Pouco depois, o Jaraguá teve a chance de voltar para o jogo, mas Richard perdeu um gol inacreditável. Após cobrança de falta de João Guilherme, Djony raspou na bola e ela sobrou limpa para o camisa 12, que encostado na trave pegou de mal jeito e chutou para fora.

Mauricio Moreira

Chimba e Oitomeia durante lance de jogo. Foto: Mauricio Moreira

Aos 7, o time paranaense por pouco não fez o terceiro quando Di Maria finalizou na trave. O aurinegro respondeu rapidamente em dois lances de João Guilherme que parou em defesas de Djony.

Com o tempo passando e precisando de três gols para levar o jogo ao tempo extra, o técnico Lucas Chioro foi obrigado a colocar Gio como goleiro-linha no Jaraguá.

Restando seis minutos para o fim, a equipe jaraguaense tentou pressionar o time da casa, mas viu Djony fazer, pelo menos, quatro defesas seguras para manter o placar e levar o Pato a mais uma final de Liga.