Entra ano, sai ano, e o roteiro parece sempre se repetir: Jaraguá do Sul é o berço de grandes revelações no futsal. Há mais de uma década, a cidade que conta com um dos times mais vitoriosos da modalidade na história, segue apresentando talentos que trilham trajetórias de sucesso Brasil afora. E a joia da vez se chama Lucca Giuseppe da Silva Costa. Com apenas 14 anos, o goleiro acumula vários títulos e prêmios individuais com a camisa aurinegra, despontando como a nova grande promessa da base.

Um status conquistado após uma longa história construída não só no futsal, mas também no futebol jaraguaense. Após dar os primeiros passos no salonismo do Colégio Bom Jesus, o menino logo conciliou treinos no futebol de campo pelo Atlético Jaraguá, em 2011, quando tinha apenas cinco anos de idade. A partir daí, os feitos passaram a se acumular. Em oito temporadas combinadas entre quadra e campo, foram mais de 50 troféus e medalhas no currículo junto às equipes, além de 14 prêmios individuais de melhor goleiro em competições a nível estadual, nacional e até continental.

A capacidade acima da média apresentada durante esse período despertou interesse de grandes clubes do futebol brasileiro, como São Paulo, Flamengo e Athletico Paranaense. No último, aliás, ficou em período de monitoramento por dois anos e chegou a ser chamado para ingressar no time paranaense, mas uma mudança precoce para Curitiba fez ele e a família decidir a pela continuação em Jaraguá do Sul.

Não só isso. Desde o ano passado, o garoto decidiu focar apenas no futsal, o que trouxe uma evolução ainda maior para seguir a caminhada em busca de seus dois grandes sonhos na modalidade.

“Tenho o sonho de jogar no Barcelona, da Espanha, mas antes tenho muita vontade de jogar na categoria adulta do Jaraguá Futsal. É muito legal e tenho muito orgulho de jogar aqui”, declara Lucca.

Decisão acertada e dedicação diferenciada

Quando iniciou no futsal em 2011, Lucca ainda não tinha uma decisão formada se jogaria na linha ou embaixo das traves. Porém, a aptidão mostrada como goleiro desde pequeno fez o técnico Anderson Decker incentivar o menino a continuar na posição. E deu certo. Logo nos primeiros campeonatos, o jaraguaense ganhou troféus individuais como melhor goleiro e consolidou sua ida para o gol em definitivo.

De lá para cá, não foi só o talento que o fez brilhar nas quadras, mas também a dedicação acima da média nos treinamentos. Segundo Decker, que acompanha sua trajetória desde os primeiros passos, Lucca sempre foi fã dos treinamentos específicos de goleiro e desenvolve esse trabalho entre as atividades com o grupo, chegando a treinar de cinco a seis vezes na semana.

Uma dessas atividades específicas foi feita por dois anos com o ex-preparador de goleiro do Jaraguá Futsal, Serginho Santana. Foi nas mãos de Serginho, que Lucca mostrou amadurecimento e um ganho técnico muito grande na posição. O zelo pelo esporte ainda tornou o atleta como um líder para os demais companheiros. Seja em treinos ou jogos, Lucca desempenha o papel de capitão desde a categoria Sub-10.

“É um garoto (Lucca) que tem muito carisma e consegue manter o grupo sempre unido. Ele está desde o início do projeto e sempre manteve uma regularidade. Então tem um futuro muito promissor por toda sua trajetória”, destacou Anderson Decker.