O Joaçaba Futsal comemora o título da Divisão Especial do Campeonato Catarinense 2019. A equipe conquistou o troféu na noite de sábado (7), no Centreventos Cau Hansen, após o empate em 2 a 2 com o Joinville. No jogo de ida, na quarta-feira (4), com o apoio da torcida no Centro de Eventos da Unoesc, o time comandado pelo técnico Paulinho Sananduva venceu por 1 a 0.

Mayelle Hall

Joaçaba conquista pela primeira vez o Campeonato Catarinense de Futsal. Foto: Mayelle Hall

Em disputa equilibrada e emocionante, o Joaçaba abriu o placar com Diogo. O adversário igualou ainda na primeira etapa com Bruno Iacovino e ampliou no início do segundo tempo com Dieguinho. Faltando cinco minutos para o fim do jogo, Yan marcou o gol do título. O Joinville pressionou até o último segundo, mas não conseguiu reverter a vantagem dos visitantes.

No apito final, a quadra foi tomada pela alegria e emoção dos jogadores e comissão técnica. Após a entrega das medalhas, o capitão Pirulito ergueu o troféu e fez explodir o grito de “é campeão”. O time cantava em Joinville e a torcida festejava em Joaçaba. “A decisão na casa do adversário, qualificado e com investimentos altos, valorizou ainda mais o trabalho desse grupo jovem. Joaçaba está de parabéns”, destacou Sananduva.

A festa que começou em Joinville continuou durante todo o domingo (8) em Joaçaba. Ao meio-dia, a diretoria, patrocinadores e torcedores recepcionaram os campeões no 1º Costelaço do Joaçaba Futsal, realizado na sede da Escola de Samba Aliança. À tarde, acompanhados por uma carreata, atletas e comissão técnica desfilaram em caminhão do Corpo de Bombeiros e exibiram o troféu pelas principais ruas da cidade. A comemoração teve sequência na Avenida XV de Novembro, com a torcida organizada Máfia Azzurra.

“O nosso muito obrigado aos que acreditaram e viabilizaram o projeto, principalmente aos patrocinadores, parceiros, apoiadores e a torcida. Enfim, todos que de alguma forma colaboraram”, ressalta o presidente Maicon Bortoluz, que está à frente do Joaçaba Futsal desde 2016 e deixa o cargo em janeiro, quando assume Gustavo Locatelli. “A sensação é de dever cumprido. Convocamos a todos para que continuem apoiando em 2020”.

Saiba mais

O Joaçaba Futsal encerra a Divisão Especial 2019 com 10 vitórias, cinco empates, três derrotas, 35 pontos e 64.8% de aproveitamento. Foram 50 gols marcados e 37 sofridos em 18 jogos. O artilheiro do time foi Raul, com sete gols.

A competição iniciou no mês de março com oito equipes: Joaçaba, Blumenau, São Lourenço, Concórdia, Tubarão, Joinville, Jaraguá e São Francisco. O Joaçaba teve a melhor campanha da primeira fase, onde os times se enfrentaram em turno e returno, e se classificou direto à semifinal.

O Joaçaba Futsal participa da Divisão Especial desde 2014 e foi finalista pelo segundo ano consecutivo: em 2018 foi vice-campeão. Com o título de 2019, a equipe também garante a participação na Taça Brasil de Clubes 2020.