O Joaçaba retomou as atividades presenciais nesta segunda-feira (15). Após três meses de paralisação devido a pandemia, a equipe reiniciou os trabalhos no Centro de Eventos da Unoesc seguindo portaria da Secretaria de Estado da Saúde, publicada pelo Governo de Santa Catarina no dia 11 de maio, que autoriza os treinamentos no território catarinense desde que atendidos os requisitos e respeitados os protocolos de combate à Covid-19.

Mayelle Hall

Atletas do Joaçaba no reinício dos trabalhos. Foto: Mayelle Hall

O primeiro grupo, com 10 atletas, foi submetido a testes na manhã de segunda-feira (15), na Secretaria Municipal de Saúde. Todos os exames deram negativo para o novo coronavírus, assim como os dos profissionais da comissão técnica. Os outros seis jogadores do elenco, que estavam em São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e Florianópolis e chegaram a Joaçaba no fim de semana, seguem em isolamento social e serão testados na segunda-feira (22) para então voltarem aos treinos.

De acordo com o presidente Gustavo Locatelli, foram adotadas várias medidas de prevenção para a preparação no ginásio e na academia, como medição de temperatura, uso de máscaras e álcool em gel para higienização das mãos e dos equipamentos. “Estamos seguindo todas as determinações dos órgãos de Saúde e tomando as precauções para evitar o contágio e a proliferação do vírus”.

Mayelle Hall

Volta aos trabalhos. Foto: Mayelle Hall

Em quadra, conforme o preparador Michel Petri Dalapria, inicialmente as atividades serão voltadas a uma readaptação da parte física. Ele lembra que durante a quarentena o time deu continuidade às atividades em casa, seguindo um cronograma semanal. “Algumas planilhas foram adaptadas, considerando a carga e o espaço disponível. Após cada treino, os atletas enviavam vídeos para análise e orientações”.

Competições

Conforme o presidente Gustavo Locatelli, a expectativa é de que a Série Ouro do Campeonato Catarinense inicie no mês de julho. Também é prevista para o próximo mês a final da Recopa Santa Catarina, contra o São Francisco, com jogos de ida e volta. A Liga Nacional de Futsal deve acontecer no segundo semestre do ano, mas ainda sem datas definidas. Já a Taça Brasil de Clubes será realizada de 11 a 17 de outubro, em Tubarão (SC).