Mayelle Hall

Jogadores do Joaçaba comemoram o primeiro gol da vitória diante do Cascavel. Foto: Mayelle Hall

O Joaçaba é mais uma equipe garantida nas oitavas de final da LNF. Jogando em seu ginásio, o time catarinense bateu o Cascavel por 2 a 1 na noite desta segunda-feira, chegando aos 24 pontos, 10 a mais que a Assoeva, primeiro time fora da zona de classificação aos playoffs. O placar adverso prejudicou os objetivos do Cascavel, 15º colocado, com 16 pontos. Como tem apenas mais um jogo a cumprir na primeira fase – contra o Magnus, em Cascavel, no dia 20 -, a equipe paranaense precisa secar os rivais diretos pela classificação, em especial São José e Assoeva, que podem ultrapassá-la na tabela nos próximos dias.

A equipe do Vale do Paraíba enfrenta o Corinthians, fora, e a Copagril, em casa. Já os gaúchos de Venâncio Aires ainda têm três jogos a cumprir: Carlos Barbosa (fora), Shouse (fora) e Foz Cataratas (em casa).

Joaçaba domina o primeiro tempo

O Joaçaba começou o jogo marcando a saída de bola do Cascavel. Aos dois minutos, Leanderson matou no peito e chutou por cobertura. A bola passou rente ao travessão defendido por Ari. Um minuto depois, o mesmo Leanderson fez um “carnaval” pela ala direita antes de finalizar. Bem colocado, Ari fez a defesa. Aos cinco, Charuto arrancou sozinho e tocou por baixo. Ari conseguiu desviar com a ponta do pé.

Mayelle Hall

Edimar em cobrança de falta para o Joaçaba em lance que originou o primeiro gol do jogo. Foto: Mayelle Hall

A pressão do Joaçaba continuou nos minutos seguintes. Em jogada individual pelo meio, Lolatto chutou forte para mais uma intervenção do goleiro cascavelense, aos seis. Dois minutos depois, foi a vez de Jhony arrancar pela esquerda e bater na rede pelo lado de fora. O Cascavel só foi chegar com perigo aos 10. Em cobrança de falta frontal, Luciano colocou o goleiro Léo Gugiel para trabalhar pela primeira vez.

Após o susto, o Joaçaba voltou a criar oportunidades. Aos 15, Charuto fez jogada de pivô e finalizou rente ao poste. Segundos depois, Leanderson bateu à queima-roupa, e Ari protagonizou uma defesa de cinema. Aos 17, Julio avançou pela direita e chutou cruzado. Ari conseguiu evitar o gol, dessa vez com o pé. Quando o placar do primeiro tempo parecia que terminaria 0 a 0, Lolatto aproveitou bate-rebate após cobrança de falta e mandou para o fundo do gol, dando a vantagem ao Joaçaba.

Mayelle Hall

Goleiro Ari foi um dos destaques do Cascavel na partida. Foto: Mayelle Hall

Cascavel marca na segunda etapa

Em desvantagem, o Cascavel iniciou o segundo tempo com outra postura. Logo no primeiro minuto, Issamu arrancou pela ala direita e soltou uma bomba, sem chance de defesa para Léo Gugiel: 1 a 1. Empolgado, o time paranaense seguiu buscando o ataque. Aos quatro, Canhoto quase marcou o segundo em chute rente à trave. Aos cinco, Luciano tentou acertar o canto em conclusão da entrada da área. Dessa vez Gugiel foi buscar.

Mayelle Hall

Experiente, Issamu empatou para o Cascavel no começo do segundo tempo. Foto: Mayelle Hall

O Joaçaba só foi assustar aos oito minutos. Lançado na área, Edimar tentou a finalização, mas acabou furando. Um minuto depois, o mesmo Edimar aproveitou rebote de Ari e tocou rasteiro. A bola bateu na trave e saiu caprichosamente pela linha de fundo. Com os dois times buscando a vitória, o jogo ficou mais aberto nos minutos finais. Aos 15, Issamu derrubou Charuto na área. Pênalti. Na cobrança, o mesmo Charuto marcou 2 a 1.

Após o gol, técnico do Cascavel, Nei Victor, colocou Issamu como goleiro-linha. Aos 18, Rafinha e Issamu finalizaram em sequência, mas a defesa do Joaçaba conseguiu afastar. Com todos os cinco atletas na quadra de ataque, a equipe paranaense foi para o tudo ou nada no minuto final. Só que o time da casa se trancou atrás, garantindo o resultado e a classificação antecipada às oitavas de final.

Mayelle Hall

Charuto converteu o pênalti e deu números finais ao jogo. Foto: Mayelle Hall