Estava tudo certo para o ala-direita Kauê Monteiro do Cresol/Marreco Futsal passar por uma cirurgia de catarata no olho direito, na semana que vem. Inclusive na tarde de quinta-feira, o jogador viajou para Bebedouro, a 385km de São Paulo. A cirurgia seria feita em Bebedouro, mas após consulta médica, Kauê e família decidiram adiar a cirurgia.
“Conversei com o médico e ele me falou dos riscos que eu poderia ter após a cirurgia, como por exemplo, se eu levar uma bolada ou cotovelada no olho direito. Aí poderia complicar a situação, podendo até ficar cego. Foi então que o médico me deu a ideia de operar mais tarde, desde que não estivesse atrapalhando muito pra eu enxergar. Conversamos e definimos de fazer a cirurgia no final da temporada do Marreco”, disse Kauê, ontem.

Darce Almeida

Atleta retorna na terça-feira, 01/08

Caso recente
Nesta semana, o jogador informou ao JdeB que enquanto treinava com o time sentiu leve desconforto no olho direito. Pensou ser apenas uma irritação normal. “Conversei com o dr. Clair [médico do Marreco] na quinta. Então ele pediu pra eu marcar um exame, onde foi diagnosticada a catarata. Foi uma surpresa, mas dos males o menor”.
Após bateria de exames em São Paulo, Kauê conta que a doença surgiu após um trauma do passado, possivelmente causado por um objeto. “Foi trauma mesmo, o médico daqui [Bebedouro] disse que, quando aparece a catarata, ela ‘dá’ nos dois olhos. No meu olho esquerdo não tem nenhum sinal da doença”, explica o atleta de 28 anos de idade.

A catarata
É uma lesão ocular que atinge e torna opaco o cristalino (lente situada atrás da íris do olho cuja transparência permite que os raios de luz o atravessem e alcancem a retina para formar a imagem), o que compromete a visão. A evolução costuma ser lenta, e a doença pode afetar primeiro um dos olhos e só mais tarde o outro.
Como os raios luminosos não conseguem atingir plenamente a retina, o portador de catarata tem dificuldade para enxergar com nitidez.

As causas
A catarata pode ser congênita (casos raros) ou adquirida. A principal causa da doença é o envelhecimento. Embora o problema apareça geralmente em indivíduos com mais de 50 anos, há casos de crianças que já nascem com a doença por problemas genéticos ou porque as mães tiveram rubéola, sífilis ou toxoplasmose no primeiro trimestre de gestação.
Outras causas de catarata são diabetes, uso sistemático e sem indicação médica de colírios, especialmente dos que contêm corticoides, inflamações intraoculares, traumas como socos ou batidas fortes na região dos olhos e excesso de radiação. O único tratamento para catarata é o cirúrgico.

Feliz no Marreco
Kauê destaca que a equipe respondeu bem à mudança de técnico – saiu Fabinho e chegou Baiano. “Infelizmente o Fabinho saiu, faz parte do esporte. Agora o Baiano traz metodologias novas e esperamos cumprir com todas as expectativas. O time tá se empenhando muito. A cidade de Beltrão é muito boa e o clube dá todas as condições para nós desempenharmos nosso trabalho”, opina Kauê.
Pelo menos por enaquanto Kauê não pretende sair do Marreco Futsal. Ele acredita que o melhor futsal estadual do Brasil é o paranaense. “Quero fazer um bom ano aqui pra depois pensar. Meu foco é o Marreco hoje”.
A Secretaria Municipal de Esportes de Francisco Beltrão dispõe de estrutura completa para os futuros craques de futsal do município. Kauê manda o recado às jovens promessas.
“Se dediquem ao esporte, mas também estudem, conciliem as duas coisas. Chegar ao futsal profissional é uma luta diária, desgastante, mas se você quer chegar a algum lugar, tem que dedicar ao máximo”.