No sufoco, com muita dificuldade e com um apagão no segundo tempo. Esse foi o roteiro da vitória do Joiville sobre o Taubaté na noite desta sexta-feira (22) pela Liga Nacional. O Tricolor venceu o vice-lanterna por 5 a 4, mas se viu pressionado e sem conseguir jogar depois de abrir 5 a 1 no primeiro tempo. Os gols foram marcados por Evandro, Renatinho, Genaro (2) e Caio. Para os donos da casa, Vitinho, Rafa Martins e Sheldon (2) balançaram a rede. Com o resultado, o JEC dorme na vice-liderança.

Mesmo jogando fora de casa, o Tricolor iniciou a partida pressionando, ditando o ritmo e não demorou para abrir o placar em São Bernardo do Campo. No primeiro minuto de bola rolando, Daniel cruzou da direita e, em bela assistência, achou Evandro, que avançava pela ala esquerda. O camisa 17 bateu forte para abrir o placar.

O Taubaté não se intimidou e empatou no minuto seguinte. Em jogada de contra-ataque pela esquerda, a defesa tricolor não conseguiu chegar inteira, Willian saiu, mas Vitinho tocou por cima para igualar o placar.

Um minuto depois, mais bola na rede. Em jogada de bola parada, Caio rolou para Pepita em cobrança de falta, o ala atravessou o passe e Renatinho chapou no canto para marcar o segundo gol joinvilense.

Se os donos da casa exploravam o contra-ataque, o Joinville também conseguia avançar em transição e, aos 6 minutos, Genaro arrancou e, mesmo com a marcação acompanhando, bateu forte, de frente para o goleiro, para marcar seu primeiro gol na Liga Nacional, o terceiro tricolor na partida.

Três minutos depois, mais um do camisa 6. Em jogada pela esquerda, Léo bateu, a bola sobrou para Pepita que tocou novamente para o fixo. Léo cruzou e, colado na trave esquerda, Genaro só empurrou para ampliar.

Segundos depois, o próprio Genaro recuperou a bola na saída do time da casa e tocou para Caio que, livre e na área, bateu para marcar o quinto gol tricolor.

Em um bom primeiro tempo com forte marcação e eficiência no ataque, o Joinville construiu uma senhora vantagem, indo ao intervalo com 5 a 1 no placar.

Reação paulista e apagão tricolor

No entanto, o time sofreu um verdadeiro apagão na segunda etapa e viu o Taubaté crescer e se recuperar. Logo aos 2 minutos, Rafa Martins aproveitou a sobra após uma finalização estourar na marcação tricolor e chutou forte para balançar a rede do goleiro Willian.

O terceiro gol paulista veio aos 7 minutos, quando Sheldon recebeu pela esquerda, avançou e bateu firme para anotar mais um, obrigando o técnico Paulinho Gambier a gastar o tempo técnico antes mesmo da metade do segundo tempo.

Pressionado, sem conseguir manter a posse de bola e muito mal defensivamente, sofrendo com contra-ataques rápidos e sem recomposição defensiva, o Tricolor sofreu mais um dos pés de Sheldon aos 14 minutos. O camisa 99 passou como quis pela marcação de Léo na esquerda e chutou cruzado para marcar o quarto gol do time paulista.

Quatro minutos depois e ainda sem conseguir jogar, preocupação para o Joinville. Após um chute em tentativa de ataque, o goleiro Willian sentiu o músculo adutor e precisou ser substituído. Jaime, que viajou pela primeira vez, fez sua estreia com a camisa tricolor e, apesar da tentativa de goleiro linha do Taubaté, o Tricolor conseguiu segurar e evitar o empate. O resultado coloca o Joinville na vice-liderança até o jogo do Cascavel contra o Foz, que acontece neste sábado (23).

O goleiro Willian passará por exames para avaliar se houve lesão e qual será o tempo de recuperação. O Tricolor volta à quadra terça-feira (26), quando enfrenta o São Francisco pelo Estadual. Já na Liga Nacional, recebe o Marreco no domingo (31), em Paranaguá.